28 de julho de 2012

Comunicação organizacional como fundamento de diferenciação de mercado em Marketing

A comunicação é essencial para o desenvolvimento organizacional, fazendo com que o tráfego de informações seja relevante e traga novas percepções sobre um mesmo objeto de estudo, colocando em evidência os pontos que são mais importantes e também jogando uma luz sobre o que pode ficar de lado por um breve instante, e que normalmente é o que faz toda a diferença quando o produto ou serviço é entregue ao consumidor, mas que raramente é assim percebido pelas empresas que não usam seus cérebros.
Comunicar-se é um fundamento em todas as áreas que poucas vezes é explorado adequadamente, principalmente quando o único objetivo de uma empresa é o lucro, retirando de seus clientes o máximo de dinheiro no menor tempo, e não como consequência de um trabalho bem feito e que desemboca em produtos e serviços melhores que os dos concorrentes e que atendem aos desejos dos consumidores perfeitamente.
Esta falta de comunicação é tão comum que diariamente inúmeras oportunidades são perdidas, pois existe uma preguiça coletiva dentro de empresas que podem dar mais um passo ao invés de ficarem paradas no tempo por decisão de um suposto gestor que pouco conhece do negócio, do mercado e de como as áreas devem, sem exceção, trocar informações e manter contato continuamente.
Então os resultados sempre estarão aquém do esperado, pois para os falsos gestores há uma conexão direta do menor compromisso da empresa para com seus colaboradores e os melhores resultados, e todo e qualquer investimento é desnecessário, mostrando claramente que a visão deturpada viola toda e qualquer noção básica de desenvolvimento, pois se a empresa não está disposta a ampliar o conhecimento das pessoas não terá outro resultado senão o fracasso, e, isto, já é muito mais do que ela merece realmente.
Ainda assim é possível encontrar exemplos que vão à contramão da ignorância, empresas que investem diariamente em treinamentos, em capacitação de colaboradores e obtêm ganhos em todas as áreas, gerando consequências como o lucro, à referência em excelência e a admiração dos colaboradores e de seus clientes, mas também ganham a inveja de seus concorrentes.
E desta maneira é possível entender melhor como algumas empresas se destacam, pois o maior esforço é sempre preparar seus colaboradores para criar soluções inovadoras, trazendo uma visão diferenciada e atualizada do mercado, uma vez que estes mesmos colaboradores são também consumidores e estão em contato com clientes constantemente, tornando ainda mais ricas todas as informações e sua aplicabilidade torna-se mais precisa e assertiva.
Quando a comunicação de uma empresa é deixada de lado há uma morte certa da organização, que nem sempre é percebida porque a empresa está preocupada demais em culpar o concorrente por seus erros ao invés de dar condições para que as pessoas as façam crescer e se relacionar de maneira mais humana com os consumidores.