27 de julho de 2012

O aprendizado constante e a gestão de conhecimento para a melhoria contínua organizacional em Marketing

Na maior parte do tempo, e das empresas, não há uma preocupação real com o desenvolvimento dos colaboradores por parte daqueles que ocupam um cargo de chefia, fato que diariamente é percebido e se perpetua em organizações que estão voltadas aos resultados que menos interessam e consomem, literalmente, a empresa e seus colaboradores.
Empresas que se julgam conhecedoras do mercado trocam constantemente seu quadro de funcionários, principalmente por contar com gestores despreparados e apegados demais ao status do cargo, que sentem medo de fazer o que é certo, pois assim terão que assumir que suas diretrizes estavam erradas ou que preferiram manter a organização em um patamar onde sua incompetência não ficasse em evidência, para simplesmente jogar a culpa em outras pessoas.
Este comportamento é mantido em empresas que mantém uma relação desonesta com o mercado, pois enganar o cliente é o principal objetivo, a maior ação e o que de melhor pode ser oferecido, indo contra todas as regras e querendo criar um cenário onde quem faz o que deve ser feito, e que dificilmente prejudica alguém, é o errado, propagando exemplos negativos e que sugerem que todas as pessoas são descartáveis.
Isto pode até parecer normal, algo que se encaixa em dado mercado, mas é uma realidade que reduz o potencial produtivo das pessoas, limita demais toda e qualquer oportunidade de aprendizado e torna o ambiente interno um local onde ninguém irá dar sugestões por já saber que elas serão tratadas como lixo que não se pode aproveitar.
Em contrapartida as melhores empresas preferem arriscar a aprender, pois assim ganham em conhecimento e fazem o seu melhor diariamente, andando para a frente e seguindo diretrizes que levam ao crescimento, que é consequência do esforço e dedicação dos colaboradores que se sentem motivados a participar das decisões e tornam a relação com o consumidor cada vez melhor.
Por esta razão é que poucas organizações viram referência positiva no mercado, tratando seus colaboradores como seres humanos que contribuem com suas experiências diariamente e fazem da empresa um local de aprendizado e troca de conhecimento, agregando mais valor ao que é produzido e entregando ao cliente os melhores produtos e serviços.
Então fica fácil compreender como os gestores fazem a diferença em um ambiente organizacional, pois eles podem ter como princípio criar limites a cada instante ou permitir que o mercado se torne disponível para trabalhar, e neste caso o limite é territorial e permite que as pessoas entendam que o local de atuação é alvo de estudos e pesquisas que trazem informações atualizadas e que abrem espaço para que novos produtos e serviços sejam oferecidos e atendam aos desejos dos consumidores.