19 de setembro de 2012

Auto aprendizado e desenvolvimento de soluções com a integração das áreas em Marketing

Algumas organizações abrem suas portas para o conhecimento, para a troca de informações mais relevantes com os consumidores, criando inovações em seus produtos e serviços sem que isso as impeça de manter um nível de excelência reconhecido e usado como referência pelos concorrentes.
Empresas devem tomar para si a responsabilidade de suas ações, especialmente no que tange ao conhecimento mais profundo dos desejos dos consumidores, sem que fiquem presas ao passado de forma contínua e perpétua.
Mas o que mais se encontra no mercado é a composição de empresas que não se preocupam em atualizar seus conhecimentos, que insistem em agir da mesma maneira e preferem achar que seus concorrentes sempre estarão atrás de toda e qualquer ação que elas já usam há muito e não mudam um ponto sequer.
Dentro deste mesmo mercado também são encontradas empresas que optam por ter em suas histórias a base para o desenvolvimento, abrindo cada vez mais as possibilidades de aproveitar um estudo ou pesquisa para implantar inovações em áreas que anteriormente pareciam distantes daquelas informações iniciais, mas que com o passar dos dias foram conectadas a todos os processos dentro da organização.
Tendo como princípio o próprio desenvolvimento a empresa consegue alinhar o foco de cada uma das áreas sob um foco organizacional integrado e único, referência que dita como certos processos devem ser alinhados e ao mesmo tempo abre oportunidades de aprendizado mútuo e que revela quais são as possibilidades já existentes e como o desenvolvimento trará a estabilidade que permite às organizações melhorar.
Isto também afeta a forma como os colaboradores são vistos, e então determinadas habilidades passam a ter importância maior em um conjunto organizacional, algo que anteriormente era praticamente impossível e até visto como irracional, pois as empresas tinham dentro de suas culturas a ideia fixa de que as pessoas devem ser tratadas como máquinas e só podem executar as mesmas tarefas eternamente.
Então outros modelos de aprendizados organizacionais foram colocados dentro dos ambientes das empresas, onde cada área troca mais informações com as demais e também participam da construção de ideias que todos passam a trabalhar de forma única e integrada, sabendo que os objetivos de cada área podem ser desenhados separadamente e ao mesmo tempo ser parte de um processo muito maior e mais confiável, pois traz muitas informações e variáveis que anteriormente eram descartadas por terem vindo de um lugar que normalmente não é visto como criativo ou importante.