18 de setembro de 2012

Conexão e comunicação entre áreas com objetivos voltados às soluções em Marketing

Empresas que investem no desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores conseguem encontrar soluções mais rapidamente, criar vínculos mais profundos entre as áreas, além de proporcionar maior satisfação aos consumidores, sem que para isso tenham que deixar de inovar e criar mais opções para seus clientes quando o assunto é um produto ou serviço, revelando assim a capacidade de adaptação ao presente, com aproveitamento do histórico já escrito e a visualização de novas ações que abram espaço para um futuro muito mais viável.
Quando todas as atividades organizacionais estão conectadas o desenvolvimento integrado passa a fazer parte da cultura, mas poucas empresas compreendem a necessidade de tal feito, como se houvesse apenas um momento em que tudo o que é produzido acabe se encontrando, deixando ainda mais claro que não há uma variável diferente do simples processamento que leva à produção.
Por esta razão cada uma das ações ganha um ar de independência que no fundo esconde a incapacidade de comunicação organizacional, um ponto que deve fundamentar a existência da empresa e é desprezado por aqueles que sequer sabem o motivo pelo qual a empresa existe.
Diante deste cenário que se apresenta as empresas que construíram uma base integrada ganham mais espaço, se comunicam melhor internamente e com o consumidor, entregam ao mercado os melhores produtos e serviços dentro do tempo adequado e ainda encontram tempo para inovar e surpreender cada um de seus consumidores.
Mas nem sempre a percepção das áreas fica clara para o resultado de suas ações individualizadas que se conectam plenamente, pois as pessoas que ali prestam suas atividades na forma de tarefas nem sempre visualizam a realidade e acabam por iniciar um processo que vai criando paredes invisíveis dentro da organização, até que todos estejam separados por departamentos.
Deste modo também fica ainda mais claro que o objetivo da comunicação vai além da transferência de informações, é um processo que pode ser estruturado de tal maneira que todas as áreas, por meio das pessoas, acabem por criar muito mais soluções em um curto espaço de tempo, deixando que seus concorrentes ainda recorram às cópias e perca os melhores clientes, algo que só será possível no momento em que as empresas começarem a agir de maneira inteligente e prática, internalizando o conhecimento e distribuindo-o assertivamente.