11 de novembro de 2012

A inteligência aplicada na melhoria contínua e o desenvolvimento organizacional em Marketing

Melhorar continuamente é um processo que ocorre dentro das empresas inteligentes que enxergam além de seus muros, que criam uma cadeia de valor que amplia o contato com os consumidores através de fornecedores e distribuidores e gera a percepção de oportunidades de mercado muito precisas.
O desenvolvimento não deve ser um assunto abordado de forma superficial dentro das empresas, mas sim em cada momento, em todos os projetos, nas ideias de seus colaboradores e, principalmente, no modo como a organização delimita sua área de atuação, já que uma empresa inteligente não sairá de seu segmento só porque um produto ou serviço ganha destaque e não está associado àquilo que ela faz.
Só que também existe um princípio básico que deve estar em todas as organizações, que revela a natureza da empresa e torna possível criar condições para que haja um desenvolvimento real, algo que traz novas responsabilidades e só é alcançado quando a cultura organizacional está fundamentada sobre valores que incentivam os estudos, pesquisas e trocas de ideias entre as pessoas.
Então cada solução é analisada por ângulos diferentes, traz para cada colaborador à oportunidade de criar inovações, oferecer aos consumidores algo além da mera produção e tornar perceptível a todos os envolvidos a maneira como o conhecimento pode ser utilizado diariamente.
Por isso poucas empresas se destacam e viram referência no mercado, mas também são elas que oferecem as chances para que seus colaboradores desenvolvam suas ideias ao dar suporte para o conhecimento, sem que o achismo domine o ambiente organizacional ou que a incompetência determine os rumos das decisões da empresa, algo corriqueiro e que dá aos concorrentes mais bem preparados uma vantagem competitiva praticamente infinita.