13 de dezembro de 2012

A oferta de soluções para os consumidores e a própria empresa em Marketing

Oferecer uma solução é ó mínimo que se espera de uma organização, algo que venha a atender aos desejos dos consumidores de tal maneira que nenhum concorrente seja sequer lembrado, mas poucas empresas conseguem estabelecer um vínculo real com seus clientes, o que os coloca à mercê da concorrência e cria o eterno fluxo de busca por novos consumidores se valorizarem os mais antigos.
Empresas que estão dispostas a oferecer soluções são raras, por isso se destacam e estão sempre na vanguarda de qualquer mercado, colocando em prática todos os seus aprendizados, até mesmo nos instantes em que optam por não oferecer um determinado produto ou serviço, tendo plena consciência de seu foco e colocando nas mãos dos clientes algo que vai além do perceptível em um primeiro instante.
Além disso, as empresas podem colocar em ação suas estratégias alinhadas com suas mais diversas capacidades, com uma comunhão entre o que a organização pode fazer e o que seus clientes desejam, revelando assim um compromisso interno que respeita a própria estrutura organizacional.
Também é evidente que estas empresas não se preocupam exclusivamente com o presente, pois sua história é solidificada a cada nova evolução, a cada produto ou serviço desenhado e com a integração com seus consumidores, sem que para isso tenham que limitar o foco em clientes novos, trabalhando com conhecimento de causa e fazendo valer toda a expertise adquirida ao longo dos anos.
Mas somente isto não basta, é necessário pensar, e isto já torna qualquer empresa diferente, ainda mais quando um mercado é repleto de meras reprodutoras, que em nada diversificam, que não usam o conhecimento e que chegam a aboli-lo de seus ambientes por ser prejudicial ao mostrar que é possível evoluir.
Este tipo de comportamento extremamente equivocado coloca os consumidores em último plano, e por isso nem seus próprios colaboradores sentem vontade de adquirir o que produziram, e isto é algo completamente insano e que coloca em xeque qualquer ação.
Então a empresa passa a sofrer com as decisões de seus concorrentes, mesmo que muitas pessoas não enxerguem esta realidade e percebam que são as outras empresas que determinam o que pode ou não ser feito, ainda mais quando esta empresa é mera produtora de cópias sem personalidade.
Aí também entra em questão a personalidade da empresa, como ela construiu sua história e como é reconhecida pelos consumidores, um dos pontos determinantes em certo momento de escolha, que sai do tangível e conecta empresa e cliente por meio da percepção.
Empresas não devem apenas produzir, devem oferecer soluções para seus clientes e principalmente para elas próprias, como forma de se desenvolverem e movimentarem suas histórias à vanguarda de mercado, satisfazendo a si e aos seus consumidores sempre que possível sem perder a personalidade que as define e as tornam reconhecíveis no mercado.