24 de dezembro de 2012

A atualização das informações e o uso da comunicação estratégica para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Muitas empresas tentam se comunicar com seus consumidores, mas poucas conseguem realmente transmitir a mensagem corretamente, principalmente quando a visão contida na manutenção da base de clientes sai da especulação e vira uma constante compreendida por todos os colaboradores.
Comunicar-se é um ato que exige inteligência e compreensão da maneira como a mensagem deve chegar ao consumidor, revelando detalhes que aprofundam o conhecimento sobre a própria empresa e sua base de clientes, ao mesmo tempo em que novos consumidores são alcançados.
Então, dentro das empresas, ocorre um processo de aprofundamento da comunicação, uma gestão mais precisa dos dados e das informações, com sistemas mais eficazes de distribuição de conhecimento e na troca interativa entre as áreas, independentemente do canal usado.
Mas para chegar neste nível é preciso que a empresa conheça realmente a si própria, quais são as suas bases, sua cultura bem assimilada pelos colaboradores e como o próprio cliente enxerga a empresa, além de realocar certas práticas em outras áreas, saindo do comum e se tornando visionária e vanguardista, enquanto a concorrência ainda se prende aos trilhos que limitam a comunicação e uso do conhecimento de forma atual.
Com isso a empresa para de se enxergar como a única solução disponível para o consumidor, saindo da estagnação e partindo para um ciclo de crescimento e desenvolvimento, aliando perfeitamente a comunicação com suas ações, outro ponto raro e que fará com que os clientes sequer se lembrem da concorrência, mas que exige um comportamento que se encaixa nos valores culturais do mercado em que se encontra.
Além desta nova percepção é preciso sair do óbvio, incluir ações que vão além da necessidade de coletar novas informações, tendo um posicionamento mais ativo sem que haja agressão ou invasão ao espaço do consumidor, e são poucas as empresas que conseguem compreender qual é a delimitação desta linha invisível que lhe garante o conhecimento e aproveitamento do território, enquanto que as empresas comuns ainda acreditam e domínio do mercado.
Este movimento também demonstra que a empresa está adaptada ao comportamento reconhecido pelos consumidores, não criando imagens que se desfazem rapidamente e que vão deixar marcas negativas em seus produtos ou serviços, levando-se em conta mais do que um posicionamento em relação aos concorrentes ao satisfazer plenamente seus clientes.
Neste mesmo momento é possível rever cada estratégia redesenhada, abordando uma participação maior e mais ativa do consumidor, colocando a comunicação em evidência e não deixando dúvidas por um intervalo relativamente grande, demonstrando um conhecimento abrangente e que sai da mera função de vendas, colocando a empresa em um novo patamar no mercado.