26 de dezembro de 2012

As ações que surpreendem positivamente no relacionamento com o consumidor de mercado em Marketing

Surpreender o consumidor pode ser uma ação contínua e positiva no relacionamento proposto, mas o mercado mostra um cenário completamente oposto, onde o cliente só é procurado porque a empresa precisa, e não para que ele seja ouvido e permita que a organização faça parte de seu dia a dia.
Abandonar os clientes após a compra é a ação mais comum encontrada em alguns mercados, mostrando claramente que a empresa não sabe se relacionar e que enxerga no cliente um fornecedor de dinheiro sem obrigação de retorno, colocando em evidência um interesse que transforma todas as pessoas em meras máquinas, sem exceção.
Este comportamento é típico em mercados que são repletos da falta de conhecimento, da ignorância plena dos consumidores e da facilidade com que as organizações podem enganá-los rapidamente, evidenciando uma cultura que deturpa qualquer ação de uma empresa séria.
Isso também aponta para uma cultura local completamente voltada a tirar vantagem de qualquer um, então os próprios clientes vão querer se aproveitar das empresas, e estas vão usar as pessoas para obter o que lhes interessa, saindo do contexto da integridade e fazendo-se valer de ações desonestas.
Então o reflexo é um mercado sem base para competir com mercados sérios, que entregam aos consumidores mais do que produtos e serviços, pois toda decisão é baseada em conhecimento, enquanto que aquele mercado trabalha com o achismo.
Desta forma surgem hábitos que vão contra qualquer comportamento aceitável, então a mentira passa a ser a melhor prática das pessoas, desde os colaboradores até os consumidores, criando um ciclo fechado que implode toda e qualquer possibilidade de evolução, criando assim monopólios de interesse e prejudicando toda e qualquer pessoa.
Por esta razão poucas organizações, e também mercados, podendo se desenvolver ao criar soluções e alcançar a vanguarda de mercado, criando práticas que colocam o relacionamento saudável entre as pessoas como premissa, para então oferecer-lhes produtos e serviços, saindo da mesmice e deixando para trás o achismo, já que usam as informações para beneficiar clientes e ter como consequência o reconhecimento.