18 de dezembro de 2012

O desenvolvimento de oportunidades de mercado com a integração das áreas em Marketing

Cada área de uma organização contribui para o crescimento conjunto quando encontra soluções que ultrapassam a exclusividade de seus supostos limites, revigorando o uso do conhecimento e demonstrando o quanto o usam na hora em que precisam criar novos produtos ou serviços.
Quando uma área pensa antes de aplicar uma mudança há um mérito pleno de suas ações, algo que só ocorrerá quando as áreas, e as pessoas, compreenderem plenamente o que torna uma organização completamente integrada, revelando uma cultura que não delimita espaços fixos, mas engloba a tudo e a todos em um mesmo objetivo.
Só que esta noção requer um nível de conhecimento elevado, além de maturidade para lidar com a competência, o desenvolvimento contínuo e os investimentos que tornam seus colaboradores melhores de forma contínua e crescente.
Isto também recai sob o foco de uma estratégia de desenvolvimento muito bem desenhada, que é compreendida pelas pessoas e faz com que o uso da criatividade não fique limitado a uma área, pessoa ou período, como se ela fosse um produto ou serviço que é comprado quando necessário.
Há também uma relevância maior na aplicação das informações em cada uma das ideias que surgem, saindo do foco de mercado para um foco tão exclusivo que a segmentação de mercado ficará responsável pelo atender desejos com tamanha precisão que a concorrência não terá espaço para competir.
Saindo da divisão das áreas, que são definidas como departamentos nas organizações incapazes de trabalhar de forma integrada, a empresa também consegue abandonar as âncoras que as prendem, estabelecendo assim a cultura associada diretamente com o desenvolvimento contínuo, alocando seus esforços no lugar e tempo certo.
Então a opção pela integração acaba trazendo resultados positivos, colocam em evidência as melhores práticas e dá aos colaboradores um horizonte muito mais amplo para criar e pensar, sem que o processar domine suas ações e as faça permanecer no mesmo patamar de quando iniciaram suas atividades.