27 de dezembro de 2012

O posicionamento da cultura organizacional no relacionamento com os clientes em Marketing

Todas as empresas são norteadas por suas culturas, levando consigo o que seus fundadores possuem e entregando aos consumidores o que produzem, colocando em evidência características que são comuns na região em que se instalam, além de abrir ou não espaço para o conhecimento e a troca de ideias com foco no desenvolvimento contínuo.
Nenhuma empresa coloca no mercado aquilo que não a represente pura e simplesmente, especialmente quando a cultura não é pautada pelos valores morais, apoiando-se em ações que levam o consumidor ao erro e que também refletem a forma como o consumidor se comporta em relação à empresa.
Isto também é uma oportunidade para as empresas inteligentes, que oferecem o seu melhor ao saberem exatamente o que podem produzir, o que seus produtos ou serviços representam e como funcionam, além de colocar em seu relacionamento com o consumidor as diretrizes que criam um compromisso entre os dois lados.
Além desta ação baseada em valores que tornam as empresas referenciais para o mercado há um fator que dá às empresas maiores condições para melhorar, pois a troca que existe com os clientes é inegavelmente qualificada e portadora de um comportamento reto.
Então estas organizações, que são a minoria em mercados domados pela falta de conhecimento e onde os interesses sempre são direcionados pelo ludibriar pessoas, acabam tendo um destaque diferente, sendo a exceção que deve ser a regra, ainda mais quando há uma proteção para que o pior a oferecer seja tratado como positivo e quem se esforça para trabalhar corretamente é visto com desdém.
Por esta razão é que poucas empresas são referenciais, atingem a excelência e despontam na vanguarda de mercado, colocando-se sob o conhecimento e fornecendo ao consumidor uma solução, trazendo para o relacionamento com o cliente o diferencial que as colocam em evidência e abrem as portas das oportunidades de mercado, para que novos produtos e serviços sejam desenvolvidos.