15 de janeiro de 2013

A inteligência na análise de variáveis e a expansão organizacional em Marketing

As variáveis mais importantes sempre estarão ligadas diretamente ao negócio da empresa, o que não impede o estudo de variáveis que, hoje, podem não parecer tão conectadas com a organização, partindo do ponto em que a diversificação do conhecimento sempre traz aprendizados únicos e que revelam quais decisões tomar.
Sempre que uma empresa consegue olhar além daquilo que se encontra diante de seus olhos acaba por surpreender o cliente, o mercado e seus concorrentes com seus produtos e serviços, deixando para trás a maneira circular de trabalho, usando-se de uma espiral que sempre coloca a excelência em evidência e dá muitas oportunidades para que as ideias sejam devidamente exploradas.
Mas neste mesmo tempo há um grupo de empresas que criam ciclos que são impenetráveis, onde o conhecimento não tem vez e tudo é feito mecanicamente, funcionando como uma máquina que só sabe executar uma tarefa e não pode se desenvolver, abortando toda e qualquer ideia em seu nascedouro e criando limitações para tudo e todos.
Então o caminho fica muito mais fácil para as organizações que pensam, saindo do discurso de que tudo sempre é feito desse jeito e ganhando um universo quase infinito de possibilidades, deixando que a criatividade alcance os horizontes mais distantes sem a ilusão de que a empresa é eterna.
Por isso fica evidente que toda empresa que sabe que pode desaparecer corre atrás do desenvolvimento, não cria muros que a isolam do mercado, de seus próprios colaboradores e principalmente de seus clientes, pois sem uma referência, mesmo que seja usada para não se tomar uma decisão favorável a uma proposta, não poderão mais existir e prestar seus serviços.
Com esta percepção devidamente incluída na cultura organizacional é possível ver que muitas empresas ainda oferecem mais do que uma produção, saem do comum, do trivial e alcançam patamares inalcançáveis àqueles que simplesmente seguem o mesmo trilho fechado em círculo.
Nenhuma variável pode ser desprezada, mas a empresa deve ter consciência de que existe um conjunto de variáveis que pertencem ao negócio em si, enquanto que outras estão em um segundo plano fazendo muita diferença quando a organização descobre que não está isolada e pode ampliar seu território de atuação.