1 de janeiro de 2013

Conhecimento e simplificação de ações como forma de diferenciação estratégica em Marketing

Simplificar processos faz com que a empresa se conheça profundamente, que opte por tornar suas informações acessíveis em seu ambiente interno e interaja com os consumidores para desenvolver novas soluções, gerando uma curva crescente de aprendizado e aplicação de experiências distintas que trazem a inovação para o quotidiano organizacional.
Empresas que tratam com simplicidade suas ações conseguem estabelecer níveis de excelência em seus ambientes internos, tendo um controle sobre os rumos que serão tomados e, ainda assim, não perdendo suas particularidades e diferenciais em meio às demais organizações concorrentes.
Isto é fruto de uma cultura que consegue criar um vínculo entre a cultura da organização e os desejos de seus clientes, levando em conta cada informação coletada, colocando esta mesma informação nas mãos de seus colaboradores e abrindo caminho para que o uso das informações seja pleno.
Além desta opção é preciso notar que estas organizações criam fluxos de trocas internos, sem que o ambiente externo fique isolado ou que a empresa feche seus olhos para o mundo, colocando cada organização em um nível de referência diferente, aproveitando-se de boas ideias, trazendo novas práticas para a empresa e criando caminhos que não são trilhados pelos concorrentes.
Mesmo assim é necessário contar com colaboradores que compreendem os fluxos internos, que olham para todos os ambientes e tragam soluções inovadoras, mantendo a empresa na vanguarda de mercado e atendendo aos desejos dos consumidores de modo a surpreendê-los continuamente.
Logicamente as surpresas podem parecer limitadas, mas não o são quando o conhecimento é distribuído internamente, quando a empresa opta por ter colaboradores bem preparados e ainda investem continuamente em treinamentos direcionados.
Mas esta relação é muito complexa para as empresas que enxergam tudo como custos, até mesmo quando o cliente se desloca até um ponto de venda e adquire um produto ou serviço, pois a organização precisa arcar com o custo do salário do colaborador, algo que parece utópico, mas é a realidade em mercados irrelevantes.
A simplicidade só pode ser atingida quando a empresa consegue conversar internamente e com seus clientes, um fato raro e que coloca em evidência um pequeno grupo de organizações, tornando-as referência para as demais e mantendo a vanguarda de mercado sem qualquer ameaça momentânea.