17 de janeiro de 2013

Inteligência, visão e incentivo à criatividade dos colaboradores em Marketing

Uma empresa inteligente incentiva seus colaboradores a trazer novas ideias para o quotidiano organizacional, analisando-as e investindo no desenvolvimento contínuo, fazendo uso de suas experiências anteriores e permitindo que cada pessoa aplique os mais variados conhecimentos no dia a dia de suas atividades, saindo da curva comum e levando aos consumidores os melhores produtos e serviços.
Criar condições para que seus colaboradores compartilhem ideias e soluções é essencial para qualquer empresa, mas que exige dedicação e organização na forma como a empresa recebe as propostas, algo que deixa evidente o aproveitamento das experiências individuais das pessoas e como suas visões podem ser assertivas no momento em que uma solução é oferecida aos clientes.
Esta ação, que permite que os colaboradores participem de processos criativos e tragam suas ideias para dentro da empresa, é um diferencial encontrado em poucas organizações, que aproveitam o conhecimento distinto de cada pessoa, que traçam objetivos que podem alcançar e abandonam modelos em que as pessoas são transformadas em máquinas e números, sendo apenas medidas por funcionar ou ocupar um espaço.
Mas, além disto, é preciso que a empresa seja realmente criada para se desenvolver, até mesmo em atividades que parecem não evoluir há um desenvolvimento sutil, quase invisível, mas que faz uma diferença gigantesca em todos os processos aos quais se associam outro ponto que raramente é percebido pelas empresas, principalmente aquelas que estão preocupadas demais com os concorrentes do que fazer o seu melhor.
Isto também revela uma estagnação no campo das ideias, pois muitas empresas acham que tudo já está pronto, que não há o que melhorar, e que novas ideias são problemas, que levar uma nova solução ao consumidor é um erro e que infelizmente existem clientes, parecendo um paradoxo difícil de ser resolvido ou sequer equacionado.
Então alguns modelos inteligentes se sobressaem, aproveitando o conhecimento já existente por décadas, séculos ou até milênios para manter as empresas sempre contemporâneas ao seu tempo, acompanhando o consumidor e satisfazendo-o.
E aí a necessidade de um conhecimento muito maior do que o comum se faz presente, pois nenhuma empresa é uma ilha e todos os conhecimentos podem trazer soluções àqueles que possuem visão.
Além disso, há também uma constante busca por um relacionamento com o consumidor muito mais profundo, algo que se simplifica quando a organização realmente ouve as pessoas, partindo de seu ambiente interno e alcançando os consumidores.
Só que estas ações são difíceis para as empresas que não saem sair das caixas em que se colocaram ao ignorar cada mudança, cada inovação e cada um dos desejos dos clientes, partindo para o achismo e tornando cada consumidor uma pedra difícil de carregar por simplesmente exigir uma solução cada vez mais personalizada e diferenciada.