13 de abril de 2013

A administração do foco, a conectividade com fornecedores e distribuidores e a inteligência estratégica organizacional em Marketing

Ter um foco bem definido faz com que a empresa consiga aliar todo o conhecimento disponível com seus estudos e pesquisas, treinando seus colaboradores e aproveitando cada oportunidade encontrada, administrando o fluxo de informações interno e conectando-se com o universo exterior que traz inúmeras referências que servem para informar que a organização está ativa no mesmo tempo do mercado.
Pouquíssimas empresas compreendem a dimensão de suas ações, a maneira como elas se conectam ao mercado e clientes, refletem as reações da concorrência servindo de referenciais positivos ou negativos com a mesma intensidade com que as próprias organizações fazem valer suas responsabilidades totais.
Mas isto revela que a maneira de pensar dentro das empresas é alvo de abandono na maioria dos casos, pois tudo o que as organizações querem já deve ser formatado, fechado dentro de caixas que se amontoam e estão abarrotadas de peças de reposição, incluindo-se aí também seus colaboradores e clientes.
Esta visão deturpada é tão comum que por muitas vezes as demais empresas passam a achar que a exceção é a regra, que a rotatividade de pessoas é comum ao negócio, quando no fundo isto apenas demonstra que a última preocupação destas organizações é com as pessoas.
Deste jeito os treinamentos de colaboradores se limitam a dar forma ao que não é uniforme, tampouco deve ser tratado como tal, pois se todos pensam da mesma forma nada mais é necessário na mentalidade dos gestores que acham que pessoas funcionam, chamando-as de funcionários.
Então este modelo equivocado e utópico existe apenas em mercados que não valorizam o conhecimento, deixando-se levar pelo mero produzir sem diferenciação, copiando descaradamente os concorrentes e tratando os consumidores como cofres que apenas fornecem dinheiro.
Isso coloca em xeque a existência de muitas empresas que não evoluíram, sendo que poucas aprenderam e mudaram a sua maneira de se relacionar com as pessoas, concorrentes e o mercado, saindo da inércia paralisada para uma ação que tem no desenvolvimento um movimento contínuo a ser aproveitado ao máximo.
Além disso, é preciso tomar ciência de que nada surge de repente, é algo que precisa ser construído diariamente, e novamente são pouquíssimas empresas estão preparadas para fazer algo para elas próprias, pois sequer possuem um autoconhecimento que as aponte o que não funcionam corretamente, quais processos precisam passar por ajustes e o que serve de referência interna como aquilo que é desejado pelos gestores.
Com este comportamento o amadurecimento organizacional também se torna uma realidade, gera certo desconforto inicial, mas coloca a empresa em um caminho diferenciado e que proporciona inúmeras oportunidades, tanto produtivas quando criativas.
Então toda a estrutura organizacional para por um aprendizado mútuo, pois todas as ações serão conectadas mais profundamente, os colaboradores passam a aprender e trocar ideias entre si, abrindo novos caminhos para que a organização evolua e faça-se valer dos investimentos em treinamentos direcionados disponibilizados aos colaboradores, podendo alcançar distribuidores e fornecedores, algo muito mais inteligente e diferenciado que coloca a empresa em um nível de vanguarda poucas vezes notado.
Daí em diante todas as ações da empresa não são mais isoladas, tampouco equivocadas, pois uma conexão maior com fornecedores e distribuidores dá a empresa uma vantagem competitiva que a coloca muito à frente da concorrência, tendo um efeito mais efetivo e atraindo novas soluções.
Estas soluções também vão conectar de maneira mais uniforme os processos que são inerentes às atividades organizacionais de toda a cadeia de valor, eliminando a restrição de ideias e propostas, fazendo com que todas as engrenagens se encaixem perfeitamente e ofereçam ao consumidor os melhores produtos e serviços.
Nenhuma empresa inteligente se isola ou cria barreiras, mas mantém certo espaço para que suas ações individualizadas não criem obstáculos ao seu desenvolvimento, interligando-a aos fornecedores e distribuidores de uma maneira inovadora e que permite alcançar níveis de excelência de forma plena, além de oferecer aos clientes o que é desejado e faz sentido no tempo que o produto ou serviço chega a eles.