22 de abril de 2013

Conexões inteligentes e criativas no ambiente organizacional em Marketing

Conectar processos mecanizados com a criatividade fortalece as empresas inteligentes, que não abordam a si próprias como meras produtoras, trazendo ao quotidiano de seus colaboradores o incentivo à criação de soluções cada vez melhores, investindo em treinamentos direcionados e eliminando o abominável conceito de perfis que assolam as empresas comuns.
Atualmente a inteligência organizacional formada pelo conjunto de áreas é escassa, como se os padrões medíocres fossem mais importantes do que a oferta de soluções e a satisfação dos consumidores, criando assim uma leva de empresas que se limitam integralmente a produzir sem saber ao certo a razão.
Este comportamento revela que a repetição é elevada como o melhor que pode ser feito, então a mediocridade domina o mercado, transformando pessoas em peças com números que são trocadas de tempos em tempos.
Também fica evidente que as melhores empresas não se baseiam pela média, sempre buscando superar o nível mais elevado conquistado, tornando seus ambientes internos aptos a lidar com os mais variados conhecimentos de seus colaboradores e promovendo um diálogo para que novas soluções e propostas sejam devidamente estudadas.
Logicamente isto requer um nível de comprometimento entre as áreas muito elevado e conquistado pelo mérito da união entre os colaboradores, que estão habilitados a dialogar, encontrar oportunidades para se criar soluções melhores e fazer com que o ambiente favoreça o uso do conhecimento de cada um, reduzindo a repetição e entrando em um estágio vanguardista.
Com esta simples ação a empresa já pode dar maior agilidade àquilo que é produzido, desde a ideia, seu processo de desenvolvimento, os estudos e pesquisas envolvidos até chegar ao produto ou serviço que é entregue ao consumidor e abre um caminho para experiências diferenciadas interna e externamente.
Além deste movimento que não permite o envelhecimento prematuro organizacional é preciso que a organização conte sempre com um planejamento direcionado ao êxito, fator que é um diferencial utilizado por pouquíssimas organizações e que as torna referenciais em qualquer parte do planeta, contando ainda com a facilidade de comunicação entre as pessoas que traz ao dia a dia organizacional novas referências e abre um caminho para que a criatividade não seja apenas um surto pontual, mas uma constante livre da obrigação e das âncoras que limitam o desenvolvimento organizacional.