3 de abril de 2013

Interação dos colaboradores na criação de produtos e serviços em Marketing

A interação entre as áreas permite que a empresa cresça continuamente quando esta ação é aplicada de forma inteligente, retirando as barreiras invisíveis que são criadas por uma formatação dos seres humanos realizada pelas empresas que ignoram as experiências individuais.
Interagir com outra área é um procedimento vital dentro das empresas inteligentes, trazendo novas ideias e possibilitando uma troca de informações em um nível elevado, priorizando o desenvolvimento de soluções e aproveitando ao máximo a capacidade organizacional para satisfazer consumidores.
Mas esta ação também exige que a própria empresa já tenha em sua cultura o desenvolvimento contínuo, a troca de informações entre as áreas e a conexão com o mercado, abrindo caminho para que estudos e pesquisas tragam informações valiosas e relevantes ao ambiente interno.
Mesmo assim é necessário que a empresa abra mais canais para conversar com o mercado, buscando referências, em um grupo maior e mais diversificado de organizações, além de não engessar as pessoas em perfis que tem como função apenas processar tarefas.
Então o posicionamento organizacional diante do conhecimento deve ser diferenciado, trazendo-o para o dia a dia dos colaboradores, conectando todas as áreas e pessoas, tendo na interação contínua um diferencial criativo que traz propostas inovadoras e que colocam as soluções em evidência.
Deste jeito o comportamento também é diferenciado, as pessoas não passam a executar tarefas de modo automático, há um comprometimento dos colaboradores na oferta de soluções, que nem precisam alcançar o consumidor, pois se há algo a ser solucionado internamente é preciso que a própria empresa conte com pessoas devidamente incentivadas a colaborar e contribuir para que todos possam executar suas tarefas de forma a poder trazer novas soluções para a organização e todas as áreas.
E com essa nova prática a organização consegue aproveitar melhor o tempo disponível, sem cair na ilusão de que é possível perder tempo, pois o dia tem as mesmas 24 horas para todas as pessoas do planeta e o que acontece é o aproveitamento ou não deste tempo existente.
Mas como muitas empresas preferem achar que perdem tempo não investem em seus colaboradores, pois isto é um custo com o qual elas não querem arcar, deixando então que seus clientes ganhem como presente a insatisfação e acabem migrando para o concorrente.
Esta posição é comum em mercado que tendem a transformar todas as pessoas em peças idênticas, como se o molde utópico determinasse quem serve ou não, pois acham que tudo se resume ao falido conceito de perfil.
Como algumas empresas optam por um posicionamento diferente é possível ver que as inovações surgem de forma espontânea e se tornam vantagens competitivas que não se ligam única e exclusivamente aos produtos e serviços, partindo diretamente das experiências e criatividades distintas de cada colaborador que, trabalhando em conjunto com as demais áreas, consegue satisfazer clientes mais facilmente.