9 de junho de 2013

Os canais de comunicação de Marketing, o desenvolvimento organizacional e a distribuição de informações entre as áreas para a oferta de soluções inteligentes

O desenvolvimento tecnológico traz às empresas novas oportunidades para satisfazer seus consumidores, mas poucas se dão conta de que devem aliar todo o conhecimento já absorvido com os novos caminhos que surgem, sem precisar tratar a mudança como uma operação de limpeza em que tudo o que foi feito até hoje não tem mais valor, mas fazendo-se valer de uma mudança que traz a melhoria contínua para o dia a dia organizacional.
Novas tecnologias permitem que as empresas gerem novas soluções, que mantenham contato com o consumidor através de meios diferenciados e deem aos seus colaboradores as ferramentas adequadas para exercer suas tarefas da melhor forma possível, indo em um caminho que abre oportunidades e não apaga a história organizacional.
Também é fato que toda evolução tecnológica acarreta a necessidade de aprendizados, treinamentos e integração das áreas para que todos possam lidar mais facilmente com as novas propostas, só que isto só acontecerá se a empresa não parar no tempo ou deixar que gestores incompetentes tomem as decisões.
Por isso as novas propostas sempre serão vistas como desnecessárias por muitos, mas com o desenvolvimento mercadológico é preciso compreender que a tecnologia sempre esteve e estará presente na vida das pessoas, facilitando processos e abrindo novas portas para que os clientes recebam soluções diferenciadas e práticas.
Logicamente as empresas irão resistir ao possuírem uma mentalidade defasada e que não emprega o uso da inteligência, partindo de uma cultura equivocada e que se revela completamente burocrática e autoritária com foco na manutenção da mesmice e incompetência no ambiente organizacional, chegando ao ponto de sequer observar se os seus clientes estão ou não em contato com as novas propostas.
Deste jeito fica evidente que as empresas inteligentes sempre farão estudos e pesquisas que direcionarão suas organizações às melhores opções, ainda mais quando o consumidor é um parceiro da empresa, acabando com a máxima de que um lado ou outro está no comando absoluto das decisões.
Com isso o comportamento das empresas deve acompanhar o desenvolvimento do mercado através de seus clientes, utilizando-se de novas mídias e redes de comunicação para informar e transmitir suas mensagens, mas sem se esquecer de que toda comunicação sempre é composta por uma via de duas mãos e não apenas por um emissor e receptor de cada lado.
Outro fator interessante é que as organizações comuns não investem no seu próprio desenvolvimento com medo de dar poder aos colaboradores e entregar produtos e serviços melhores aos clientes, fato que parece absurdo e sequer pode ser citado para não constranger aqueles que tratam os consumidores como cofres a serem esvaziados e depois jogados fora.
Desta maneira criam-se mecanismos para evitar o desenvolvimento, mas esta ação vai de encontro à evolução, impedindo-a momentaneamente, mas deixando-a reprimida de tal forma que os colaboradores sairão da empresa, os clientes as trocarão rapidamente e os concorrentes receberão todo o conhecimento daquelas empresas que preferem ignorar o conhecimento para manter um sistema corrupto em seus ambientes.
Além dessas observações é possível alcançar outros níveis de conhecimento com os aprimoramentos tecnológicos aliados à distribuição de informações entre todas as áreas, deixando que os canais internos de comunicação sejam devidamente utilizados para criar soluções que se encaixam perfeitamente nos desejos de seus clientes antes que os concorrentes o façam.
Mas também é necessário que a empresa compreenda que certos filtros podem, e devem, ser utilizados, pois nem toda informação deve chegar às mãos dos colaboradores e suas respectivas áreas, colocando em evidência o uso inteligente das pesquisas e estudos que vão inserir no quotidiano organizacional aquilo que é relevante e faz valer o uso das habilidades individuais de cada colaborador para dar aos consumidores as melhores experiências no uso dos produtos e serviços disponibilizados no mercado.
Então todas as ações passam a se conectar mais profundamente, tendo na visão estratégica um caminho diferenciado, onde todos os colaboradores, sem exceção, são embaixadores da organização e também acompanham de perto o comportamento dos clientes e seus novos desejos, enraizando assim um sistema em que o aprendizado é contínuo e passa a fazer parte do uso mais produtivo das ferramentas de comunicação encontradas dentro das organizações que dialogam internamente e com seus consumidores.