23 de setembro de 2013

O aproveitamento das oportunidades de diferenciação na tomada de decisões das empresas em Marketing

Diferenciar-se da concorrência é uma atitude encontrada apenas nas empresas que contam com colaboradores preparados, deixando para trás a escravidão de se copiar tudo o que o seu concorrente faz, criando soluções inteligentes através dos múltiplos conhecimentos, das mais diversas experiências, conjuntas e individuais, além de contar com uma visão muito mais ampla do que é o mercado em si, de suas oportunidades disponíveis àqueles que pensam, estudam, pesquisam e geram ideias continuamente.
Para muitas empresas existe um sistema que implica em se copiar a concorrência de maneira indiscriminada, como se aquela solução fosse a única ou a melhor, abrindo mão de tomar posse de suas decisões e responsabilidades ao invés de seguir o mesmo trilho que as outras empresas seguem.
Este comportamento é altamente difundido nos mercados em que tudo é baseado pela média, então nenhuma empresa se sente incentivada a se diferenciar, a criar suas próprias soluções, a ouvir seus clientes ou ao menos entender que cada empresa é única e o concorrente não deve ser copiado integralmente, mas pode servir como referência para as ações inteligentes que a sua empresa deve tomar.
Ainda assim muitas empresas resistem ao ato de assumir suas responsabilidades, principalmente quando os consumidores do mercado possuem uma única e exclusiva intenção, que é prejudicar o próximo, mesmo que isto pareça impossível de ocorrer, mas é assim que algumas culturas locais, territoriais ou de um país inteiro fazem na maior parte do tempo de maneira consciente.
E enquanto certos mercados são infectados por infantilidades existem outros que se baseiam no conhecimento, incentivando continuamente o desenvolvimento das pessoas, agregando novos conhecimentos e disponibilizando produtos e serviços cada vez mais interessantes para os consumidores inteligentes, principalmente por serem diferentes mesmo que sejam concorrentes em um mesmo segmento ou setor.
Isto revela uma maturidade que só é alcançada quando as pessoas compreendem perfeitamente para que serve o conhecimento, aplicando-o para gerar facilitadores de atividades complexas, abrindo caminho para que o desenvolvimento não seja a utopia e para que as individualidades, de pessoas ou empresas, sejam preservadas e estudadas para que os dois lados consigam alcançar a satisfação.
Obviamente esta visão é muito avançada para a maioria das empresas e também de pessoas que não sabem o que é uma empresa, assim como não entendem que o relacionamento empresa cliente não é apenas aquilo que acontece num ato de compra, tampouco é o corriqueiro correr atrás do consumidor até que ele compre seu produto ou serviço.
Por este motivo é que o mercado global conta com poucas empresas inteligentes, que são frequentadas por colaboradores inteligentes e que não se apegam exclusivamente aos processos mecânicos, encontrando sempre novas maneiras para surpreender positivamente seus clientes, não deixando que seus colaboradores virem máquinas que não enxergam as pessoas que procuram a empresa para adquirir seus produtos ou serviços, ou até mesmo receber mais informações.
Só que o mesmo mercado global ainda é habitado por empresas que são meras máquinas formatadas em reproduzir as escolhas das outras organizações, principalmente quando em seus ambientes estão pessoas que não conseguem se livrar dos cabrestos e vivem prejudicando a empresa, porque esta é sua única atitude em tempo integral, quando em contato com o consumidor.
Além disso é fácil verificar que a maioria das empresas não olha para dentro de si quando precisa tomar uma decisão, vivendo às sombras dos concorrentes e esperando que o outro tome a decisão, colocando em evidência que o despreparo deixa de ser uma opção para virar a regra das empresas medíocres que atrapalham os mercados e contam com pessoas que colaboram para reduzir todo e qualquer ganho, ainda mais se souberem que jamais serão punidas pelos seus atos ilícitos.
Outro fator determinante para o fracasso das empresas é a existência de clientes que também querem prejudicá-las o mais rapidamente possível, e isto deixa muito claro que a cultura daquela região é desprovida de decência e respeito àquilo que não pertence às pessoas, sejam elas consumidores, colaboradores ou donos da empresa, perpetuando as práticas corruptas e reprodutoras de crimes contra tudo e todos, chegando ao nível de terem incentivos para que se destrua o que é diferente e privado.
Mesmo assim é possível encontrar empresas que se conectam com o conhecimento e o utilizam para a instrução de seus colaboradores, relacionamento com seus clientes e diferenciação da concorrência, pois todo contato com o consumidor é tratado como uma oportunidade única de se relacionar ao tornar esta experiência benéfica para os dois lados, além de gerar uma possibilidade para que futuramente ambos mantenham contato novamente.
Se a sua empresa for inteligente não irá copiar o concorrente, pois terá condições para tomar suas próprias decisões e aproveitar todo o conhecimento disponível para criar produtos e serviços diferenciados que deem aos consumidores as melhores experiências e deixem que as oportunidades sejam enxergadas com maior facilidade.