28 de janeiro de 2014

A oferta de soluções alinhada com o uso e aplicação dos conhecimentos dos colaboradores nas empresas inteligentes em Marketing

O conhecimento faz com que uma empresa se adapte mais rapidamente ao desenvolvimento do mercado, comunicando-se adequadamente interna e externamente, criando vínculos duradouros com seus clientes por intermédio de colaboradores bem preparados e que sabem oferecer soluções às situações que se apresentam diariamente ao lidar corretamente com os problemas, que nada mais são do que oportunidades que surgem e devem ser aproveitadas.
Mercados em evolução oferecem oportunidades às empresas inteligentes que não se encostam na mesmice para continuar suas atividades, preferindo investir em estudos e pesquisas que apontam a viabilidade ou não de suas ideias, do mesmo jeito com que seus colaboradores são muito mais ativos e produtivos ao usar todo o conhecimento e experiência que possuem para oferecer às demais pessoas as soluções efetivas às suas necessidades.
Mas também é preciso que o mercado seja fundamentado sobre um universo de conhecimento aplicável e que gere respostas de forma concreta, o que não existe em mercados medíocres e que são escravizados pelas commodities que produzem.
Além disso é necessário trazer ao mercado uma visão muito maior do que o território atual, do mesmo modo com que as próprias empresas compreendem os incentivos dados pela competitividade legítima e que fornece as oportunidades de diferenciação, algo incompreensível àqueles que só têm interesse em destruir o que pertence aos outros por não serem capazes de fazer por eles próprios nada que seja útil.
Isso também coloca em xeque as empresas e seus adestramentos contínuos, preferindo que tudo seja tratado como comum, enquanto que nas localidades inteligentes há a diversidade que conecta o mercado e faz com que cada pessoa possa ter sua própria personalidade, seus conhecimentos, suas ideias e trabalhem para se desenvolver cada vez mais, pois não possuem o hábito de se aproveitar dos outros em qualquer situação.
Por esta razão é que sempre há um contingente pequeno de pessoas trabalhando para criar soluções cada vez melhores, ainda mais quando a maioria sempre se coloca como inatingível e vira dependente daquilo que os outros produzem, não compreendendo que podem aproveitar suas ideias, analisá-las e chegar a viabilidade ou não do projeto, abrindo caminho para que outras ideias surjam e que o pensamento flua naturalmente, deixando para trás quem deseja permanecer nos cabrestos e livrando-se dos adestramentos que encaixam as pessoas em perfis como se todas fossem iguais de forma integral, bem típico das empresas medíocres que tratam pessoas com recursos.