6 de fevereiro de 2014

A diferenciação inteligente, o uso dos referenciais e da competitividade entre as empresas em Marketing

A melhor ação de uma empresa é ser ela própria, mesmo que isto pareça tão natural em um primeiro momento, mas não é o que ocorre no mundo real, pois a maioria das organizações não trata as demais como fontes de referência, e sim como o alvo a ser copiado integralmente, retirando da competitividade o sentido e negando ao desenvolvimento exclusivo a oportunidade de fazer a diferença para o cliente e manter suas atividades no mercado global.
Ter seus concorrentes como referencial é uma percepção inteligente e alcançada por poucas empresas, pois elas têm foco no desenvolvimento criado por elas próprias e vão buscar conhecimentos que ainda não possuem no mesmo instante em que deixam seus colaboradores pensar e sugerir soluções.
Mas este diferencial é escasso e faz com que o seu cliente fique mais atento àquilo que a sua empresa faz, tornando-se então uma parceria que forma uma fidelidade da empresa para com o consumidor, oferecendo-lhe sempre a excelência como princípio de qualquer ação e abrindo novas oportunidades para levar a ele os melhores produtos e serviços.
Também é fato que poucos colaboradores conseguem assimilar o que é a diferenciação e como podem aprender com seus concorrentes sem gerar uma guerra desnecessária que prejudicará a ambos os lados, principalmente quando o incentivo da disputa já é interno e faz com que as áreas entrem numa competição como se a pessoa ao lado fosse uma inimiga por estar numa área diferente, demonstrando uma cultura que evita o contato com o desenvolvimento de ideias para privilegiar uma área como se ela fosse a única apta a manter as atividades organizacionais.
E dentro de uma visão inteligente é possível encontrar empresas que não se contentaram em seguir os mesmos caminhos das demais, criando suas histórias por suas ações pensadas, planejadas, inovadoras e baseadas num conhecimento real que vai além da existência organizacional para produção, preferindo trabalhar com novos usos e aplicações do conhecimento dando às ideias geradas um sentido maior através das experiências oferecidas aos seus clientes.
Mas estas experiências vão além do contato para a compra ou venda de um produto ou serviço, criando uma participação mais intensa das empresas na vida dos seus clientes ao acompanhá-los sem se fazer notar imediatamente, fato que faz com que a comunicação através das redes e mídias sociais seja melhor utilizada e traga mais oportunidade para ambos os lados.
Desta maneira é possível observar que a diferenciação plena traz benefícios mais sólidos para as empresas e seus clientes, especialmente pela similaridade de produtos e serviços que invadem os mercados medíocres e que não conseguem se desenvolver ou sequer produzir algo de valor por estarem sempre presos aos trilhos hermeticamente fechados que transformam tudo em algo comum e que se encontra em qualquer esquina não pela distribuição competente da empresa, mas porque todas fazem as mesmas coisas.