7 de abril de 2014

Marketing nas interações das áreas para o desenvolvimento contínuo organizacional e a geração de soluções viáveis

A interação das áreas abre caminho para que as oportunidades de mercado sejam encontradas, analisadas e sejam trazidas para dentro da organização com a finalidade de serem ou não fontes de oferta de soluções, deixando que a viabilidade aponte o cenário das adaptações, desenvolvimentos e investimentos sejam devidamente estudados e acatados ou refutados.
Buscar o desenvolvimento é o mínimo que se espera de qualquer empresa, ainda mais num cenário competitivo global que diariamente disponibiliza inúmeras oportunidades àqueles que estão de olhos abertos e não se prendem exclusivamente aos êxitos do passado que hoje são meras histórias.
Desta maneira as responsabilidades também são devidamente distribuídas e ao mesmo tempo compartilhadas, já que as empresas inteligentes conseguem ter um alinhamento cultural onde êxitos e aprendizados são fontes de referência para a melhoria contínua e a redução de erros através da maturidade inerente às organizações, áreas, pessoas, aprendizados e oportunidades.
Mas mesmo assim é necessário que as empresas não se apeguem aos êxitos como forma de manter uma histórias, mas o façam como fonte de aprendizado contínuo, deixando que o passado traga referências que os concorrentes não utilizam e abram caminho para que o maior número de ideias seja discutido e dê as chances para que cada uma delas seja estudada, analisada e colocada em ação se for viável no presente ou futuro.
Além disso é preciso que as próprias pessoas tenham um foco no aprendizado contínuo, deixando que as soluções ganhem cada vez mais referências para se criar o produto ou serviço que fará com que seu cliente fique satisfeito, a não ser que a sua empresa prefira deixar isso para os concorrentes e faça o máximo para aprisionar pessoas, sejam colaboradores ou clientes.
Também é fato que as empresas que aproveitam a capacidade de aprendizado contínuo de cada colaborador acabam contando com um número muito maior de ideias e propostas para soluções que resolvem os problemas transformados em oportunidades, saindo da inércia onde as empresas medíocres sempre culpam os concorrentes por terem tomado o controle sobre suas responsabilidades e criando uma harmonia interna que dá a comunicação das áreas uma nova perspectiva de interações que vão criar produtos e serviços muito mais inteligentes e relevantes para o mercado atual, servindo como base para as decisões futuras e todos os seus aperfeiçoamentos vindouros.
Ao mesmo tempo é preciso que as empresas também se permitam evoluir ao trazer o máximo de informações utilizáveis para seus ambientes internos antes da concorrência, tomando para si a vanguarda do mercado e abrindo novas oportunidades para que os seus colaboradores apresentem novas ideias e soluções compatíveis com os desejos de seus consumidores de forma a tornar as atividades das empresas altamente desenvolvidas, simples e contemporâneas ao mercado que diariamente evolui em âmbito global.