15 de julho de 2014

O direcionamento do aprendizado e diferenciação organizacional em Marketing

A capacidade de aprendizado dos colaboradores, individualmente e em conjunto, é reflexo direto da própria estrutura organizacional destinada a distribuir informações relevantes e permitir que todas as áreas troquem experiências para ultrapassar a excelência já alcançada, melhorando continuamente o que já está funcionando e reduzindo as arestas daquilo que ainda não é um ponto que esteja muito acima dos concorrentes.
Criar um ciclo de evolução do conhecimento interno das áreas é fundamental para as organizações que já são reconhecidas como melhores, e que por saberem que sempre podem ir além do prestígio atual não se deixando ancorar por momentos pontuais que geram a estagnação.
Mas este ciclo também não se encontra fechado totalmente, pois sempre há o que desenvolver, quais soluções novas podem ser oferecidas, interna e externamente, além de promover uma espiral que conta com uma base muito sólida em cada ciclo de aprendizado, aplicação e criatividade inerentes às atividades organizacionais.
Também é necessário que a empresa tenha em sua cultura o desenvolvimento contínuo, algo que não é a constante mudança baseada na ignorância, mas em um aprendizado que não dá à excelência um limitador organizacional, mas sim uma oportunidade de se criar soluções cada vez mais inteligentes e que atendem aos desejos de seus clientes antes da concorrência.
Além disso é vital para a organização que os filtros destinados a orientar as informações às respectivas áreas sejam estruturados de forma a conectá-las ao mesmo tempo em que as distribui, deixando-as fluir e cumprir o papel que lhes cabem e permitindo que haja um crescimento de todas as áreas num âmbito mais amplo.
Outro ponto é o constante aprendizado das empresas com seus concorrentes, enfatizando um aperfeiçoamento direcionado e que promove a melhoria contínua através de um benchmarking plausível e que cria oportunidades de evolução concretas e de fácil assimilação em toda a organização.
Mas isto também requer colaboradores bem preparados que buscam um desenvolvimento que sai da exclusiva linha produtiva, ganhando uma percepção maior através de experiências, trocas de conhecimento e aprendizado que não se resumem à empresa em si, mas num mercado global que oferece inúmeras maneiras de se aprender, diferenciar, criar e gerar soluções com maior qualidade e alcance.
Desta forma a organização consegue ampliar a base pela qual se sustenta continuamente, tendo no conhecimento mais do que informações, tornando-o uma fonte real de aprendizado que conecta as áreas e seus respectivos colaboradores ao mesmo tempo em que todos os focos se ligam abaixo do foco organizacional e permitem que a diferenciação vá ao encontro dos desejos dos consumidores através das experiências entregues e que geram novas oportunidades de mercado continuamente.