14 de agosto de 2014

Os hábitos no relacionamento das empresas com os colaboradores e a diferenciação inteligente em Marketing

Dentro das empresas é normal ouvir comentários a respeito das dificuldades em se contratar colaboradores mais bem preparados, mas nenhuma atitude é tomada para mudar esta realidade, pois as mesmas pessoas que se dizem em dificuldades são as que criam barreiras onde a inteligência, conhecimento, competências, habilidades e individualidades não convivem num mesmo ambiente, preferindo preencher o ambiente organizacional com micos amestrados em detrimento àqueles que podem fazer com que a empresa cresça, crie soluções e se torne única diante dos olhos dos clientes.
Culpar os outros é um hábito que se incorpora na corrupção diária dentro das organizações, saindo da escolha de se diferenciar para fazer com que o mercado seja o vilão e não permita mais que as empresas encontrem pessoas mais bem preparadas para contratar.
Este hábito também pode ser visto como um vício daqueles que são incompetentes e não desejam sair do lugar em que foram colocados através da mesma corrupção que dizem abominar e atestam a hipocrisia como maneira de manter tudo da forma como está para não ter o trabalho de pensar e ter que trabalhar, mecanizando ao máximo todas as tarefas e pessoas.
Isto também revela a incapacidade em lidar com o mundo real e todas as conexões existentes entre cada mercado local dentro do mercado global, ainda mais quando acham que suas ações não têm relação com o que ocorre em outra localidade, esquecendo-se de que seus produtos ou serviços podem ser encontrados facilmente em uma simples pesquisa através da internet, assim como também podem fazer uso da mesma e se diferenciar da concorrência de maneira inteligente.
Obviamente estas pessoas, e suas respectivas empresas, vivem à sombra dos concorrentes, copiando-os sem saber como criar por si próprias, não oferecendo nada de diferente ao consumidor e mesmo assim não enxergando que seus colaboradores, quando mais bem preparados e diferenciados, podem trazer oportunidades à organização, mesmo que estas sejam de aprendizados daquilo que não se deve fazer, mas é comum encontrar empresas culpando sempre as demais por terem feito algo diferente e que foi ao encontro dos desejos de seus clientes.
Também é fácil encontrar dentro destas empresas a razão pela qual ficam paradas no tempo, e isto se deve ao suposto modelo de gestão que se ancora na mesmice, enquanto que os poucos concorrentes inteligentes do mercado trabalham com as oportunidades e visam oferecer o melhor aos seus colaboradores e clientes, crescendo sobre uma base sólida de conhecimento, experiências, práticas, soluções e oportunidades que se apresentam no mercado diariamente àqueles que estão de olhos abertos.
Mas como é de se esperar, a maioria das empresas vai no caminho oposto, tentando abolir a evolução, adaptação, inovação, diferenciação etc. de toda e qualquer maneira, por isso sempre contratam as mesmas pessoas, com as mesmas ideias e adestradas da mesma forma, facilitando e perpetuando o engessamento que as deixa cada vez mais para trás em meio ao mercado que evolui.
Além disso ocorrer é interessante observar que estas empresas não consegue sequer aceitar que suas ações podem melhorar, como se houvesse um limitador real que impusesse às organizações um ponto de chegada que jamais pode ser ultrapassado, quando na verdade o desenvolvimento se baseia numa estabilidade que serve de base para ir além do que se faz hoje, aperfeiçoando-se cada ação, tarefa, conhecimento, relacionamento etc., como as empresas inteligentes o fazem diariamente.
Com isso poucas empresas encontram as oportunidades de mercado e crescem, pois criam raízes que sustentam suas ações com excelência e não se permitem contratar as mesmas pessoas, com as mesmas ideias, os mesmos conhecimentos etc., saindo do comum para uma exclusividade que gera resultados que encantam seus clientes e abrem as portas para que a organização não fique parada no tempo como uma fotografia que desbota com o passar dos anos.