16 de setembro de 2014

O aprendizado contínuo das empresas inteligentes no relacionamento com o consumidor em Marketing

Empresas medíocres afirmam que os clientes sempre têm razão porque não sabem fazer produtos e serviços interessantes para os consumidores inteligentes, apegando-se às falácias que lhes permitem ficar escondidas e não compreender que toda decisão dos clientes é baseada nas emoções.
A mediocridade que domina certos mercados impede que as pessoas enxerguem que as escolhas dos clientes sejam baseadas em emoções, mesmo quando a decisão parece racional, mas que, quando devida e inteligentemente analisada revela que o consumidor traz naquele instante inúmeras conexões com as experiências, conhecimentos e desejos que o levam a optar por um produto ou serviço.
Obviamente as mentes mais limitadas serão incapazes de aceitar tal fato por não conseguirem transformar informações em conhecimento, virando refém do suposto cliente que determina o que a empresa deve fazer, e não o que é o certo.
Com isso fica muito claro porque as empresas medíocres desaparecem com maior rapidez, e incrivelmente o mercado acaba ocupado por outras de mesmo nível, pois a maioria das pessoas é incapaz de entender as informações que levam uma empresa a falir, achando-se acima desta possibilidade e tratando com desdém a história que pode poupar incômodos desnecessários às empresas, e pessoas, inteligentes.
Por esta razão é que poucas empresas sabem que o relacionamento com o consumidor não é uma via exclusivamente racional, fazendo do aprendizado, experiência, conhecimento e troca um caminho de desenvolvimento que oferece produtos e serviços desejados pelos clientes, mesmo quando certas pesquisas possam trazer informações diferentes das desejadas.
Isso também faz com que as empresas tenham que amadurecer e aprender continuamente, especialmente quando a relação com o cliente não é de mera troca monetária por produtos ou serviços, mas sim de uma parceria onde os dois lados sabem conversar e desenvolver as melhores soluções.
Outro ponto necessário é a contínua ampliação do conhecimento distribuído internamente dentro das empresas, pois cada colaborador é um cliente e se este cliente não se interessa pelo produto ou serviço que a empresa oferece é quase certo que o consumidor final também não se terá sua atenção voltada à organização e àquilo que ela tem a oferecer, pois os colaboradores não terão a menor vontade de trabalhar com o que já não lhe parece interessante.
Há também o interesse das empresas medíocres, formadas por pessoas de mesmo nível, onde é criada uma formatação para tudo, inclusive das pessoas e clientes, e que faz com que o mercado fique infectado com a mesmice e perca as oportunidades de desenvolvimento pelo não aproveitamento do tempo disponível, tempo este que é idêntico para quase todas as pessoas e organizações, menos para as medíocres.