29 de setembro de 2014

A melhoria contínua das empresas inteligentes e a visão diferenciada no relacionamento com o mercado em Marketing

A preferência pelo adestramento dos funcionários é visível em mercados irrelevantes, ainda mais quando há uma crença infundada de que todas as pessoas, sem exceção, devem ter as mesmas ideias, conhecimentos, habilidades e podem ser trocadas rapidamente quando apresentam o defeito de não mais se encaixar num perfil, deixando claro que as organizações inteligentes que optam pelo caminho oposto acabam por entender as razões de seus êxitos e oportunidades no mercado global comum a todos.
Diariamente as empresas, em sua grande maioria, buscam pessoas adestradas no mercado para manter suas atividades iguais de forma perpétua, culpando sempre o concorrente por aquilo que elas deixam de fazer, além de culpar o funcionário que não funciona direito e sai da mediocridade.
Isto revela um mercado totalmente infectado pela incompetência, reduzindo as chances de êxito das ideias novas para manter o que já não é mais relevante para o mundo real, impedindo que as pessoas pensem para enquadrá-las em perfis inúteis com a intenção de evitar qualquer opinião diferente do que já existe dentro da organização.
E enquanto isso ocorre há um grupo seleto de empresas que sabe que um problema é uma oportunidade e traz para seu ambiente interno indivíduos diferenciados e que não fogem de suas responsabilidades, principalmente quando o assunto é ter ideias dignas de estudos e pesquisas que, futuramente, tornam-se produtos e serviços ao alcance dos consumidores.
Obviamente esta opção é a mais árdua e de alto aprendizado para todos, criando a sinergia essencial que faz com que os colaboradores contribuam no desenvolvimento de uma ideia, de sua autoria ou não, pois conseguem usar seus cérebros.
Também é possível verificar que as empresas inteligentes já nasceram abertas ao relacionamento com os conhecimentos, ideias, experiências e a visão única de que seus colaboradores devem ser treinados em suas habilidades, e não na visão deturpada e tacanha que acha que todos os funcionários devem funcionar de maneira idêntica durante as 24 horas do dia.
Por esta razão é que as organizações inteligentes também sabem que o dia tem a mesma duração para todas as pessoas, saindo da visão míope de que é possível perder aquilo que não se tem e que atende pelo nome de tempo, algo muito comum nas mentes medíocres e que preferem achar um culpado do que fazer algo produtivo.
Com isso fica muito evidente como é o alinhamento dos famigerados departamentos que tratam pessoas como recursos, encaixando-se num processo contínuo em que não há melhoria alguma e a manutenção da mediocridade é a centelha que permite que a empresa e seus funcionários continuem a reproduzir as mesmas coisas sem se dar conta de que podem ser diferentes da concorrência e oferecer aos clientes mais do que dores de cabeça, assim como o fazem as empresas inteligentes.