21 de outubro de 2014

As oportunidades de mercado e os relacionamentos na criação de soluções em Marketing

As interações internas dos colaboradores refletem diretamente no relacionamento com o consumidor, mas poucas empresas são agraciadas com colaboradores maduros o suficiente para lidar com outras pessoas, estejam elas nas áreas que formam a composição organizacional ou sejam seus clientes, pois a limitação que leva à mediocridade impede que as oportunidades sejam enxergadas, criando uma guerra inexistente e que faz com que a empresa e o consumidor saiam prejudicados propositadamente por aqueles que possuem o interesse exclusivo na destruição daquilo que foi feito por outra pessoa.
A maturidade permite que as pessoas, nas interações com os demais colaboradores e clientes, visem a oferta de soluções ao invés de tentar ridicularizar as propostas alheias, partindo de um conjunto integrado de variáveis que permitem a criação de soluções na forma de produtos e serviços que atendem aos desejos dos consumidores.
Logicamente as mentes mais limitadas sempre culparão os outros por aquilo que elas não têm coragem de fazer, ainda mais quando as oportunidades estão disponíveis àqueles que são capazes de construir uma solução, o que é raro e na era contemporânea se torna cada vez mais escasso devido a inabilidade de relacionamento entre as pessoas.
Isto coloca em xeque qualquer ação organizacional e fortalece o concorrente que se esforça muito pouco, pois não há concorrência real quando a maioria das empresas deixa de fazer por merecer o reconhecimento para viver culpando os outros por aquilo que elas podem fazer para se desenvolver, da mesma forma que este é um reflexo direto da composição dos seus funcionários autômatos e adestrados.
Com isso o mercado deixa de se desenvolver e satisfazer mais clientes, tendo que contar com as poucas empresas que se comunicam internamente e fazem por merecer a vinda de cada consumidor que adquire seus produtos e serviços, acatando cada oportunidade viável que se apresenta e tomando para si as responsabilidades que lhes cabem.
Também fica claro que dentro das empresas inteligentes e aptas a lidar com as responsabilidades não há o adestramento de pessoas, mas o incentivo à geração de ideias e soluções que venham a aproveitar cada oportunidade que se apresenta e satisfaz o cliente antes do concorrente, algo que fica muito mais fácil quando um mercado está infectado por meras cópias do que já não faz mais sentido no mundo real.