13 de outubro de 2014

A diferenciação e o desenvolvimento inteligente das empresas em Marketing

Mercados inteligentes e que se desenvolvem só existem porque cada uma de suas organizações é completamente diferente das demais, aproveitando cada habilidade de seus colaboradores na elaboração de produtos e serviços que oferecem mais aos seus clientes, trazendo para o mercado global as referências necessárias para que cada empresa compreenda que, mesmo em relação aos concorrentes, cada uma delas é concebida para evoluir e deve aproveitar o máximo de referências para elevar seus êxitos e se tornar cada vez melhor.
Cada empresa possui uma cultura intransferível aliada à sua personalidade individual, do mesmo jeito com que as pessoas têm seus aprendizados, conhecimentos, ideias etc., favorecendo o surgimento de soluções para cada problema que nada mais é do que uma oportunidade.
Por outro lado muitas empresas preferem achar que todas as organizações do planeta são iguais, assim como as pessoas devem ser adestradas para reduzir os riscos da evolução natural dos mercados por meio das empresas com seus produtos e serviços.
Deste modo a estagnação criativa também é imposta, pois há uma crença de que os novos usos e aplicações dos mais variados conhecimentos já alcançou um ponto final, algo que não é real e jamais o será, pois cada indivíduo sempre poderá usar um fruto de suas experiências, conhecimentos e ideias num lugar jamais imaginado por outras pessoas.
Isto também revela que há mercados onde tudo é feito para não dar certo, barrando o desenvolvimento de maneira contínua e prejudicando cada indivíduo de ser ele próprio, forçando-o a perder sua personalidade e identidade, como se os seres humanos fossem meras máquinas com botões para se ligar e desligar, recebendo apenas instruções, executando-as e nada mais.
E enquanto muitas empresas preferem prender a si próprias na mesmice as organizações inteligentes se desenvolvem continuamente, o que não é feito de maneira tão rápida quanto se imagina, pois com um número menor de concorrentes capazes de oferecer produtos e serviços interessantes aos consumidores é possível caminhar mais devagar, ainda mais quando há uma histeria coletiva baseada na vitimização das empresas medíocres que não se movem e tentam a todo custo derrubar as organizações que fazem por merecer seu reconhecimento entregando aos seus clientes os melhores produtos e serviços.
Desta forma a individualidade das empresas é essencial e benéfica para o surgimento de soluções, pois cada um de seus colaboradores é incentivado diariamente a exercitar o uso de seus conhecimentos, habilidades, ideias, experiências e personalidades únicas na elaboração de soluções que atendem aos consumidores, abrindo espaço para um relacionamento produtivo e que impede que haja o engessamento das ações que permitem que a melhoria contínua seja a união perfeita da teoria e prática nas empresas inteligentes e que contam com colaboradores preparados para sair dos ciclos viciosos da mediocridade.