4 de novembro de 2014

A oferta de soluções às oportunidades de mercado em Marketing

Os mercados oferecem oportunidades apenas àqueles que são capazes de assumir suas responsabilidades, vislumbrando a oferta de soluções aos consumidores e se permitindo evoluir com muito aprendizado e aplicação dos mais variados conhecimentos na maior gama possível de situações, pois o devido preparo e o constante aperfeiçoamento se unem e geram produtos e serviços que levam aos clientes as melhores experiências.
Atualmente as empresas se encontram infectadas por pessoas que preferem culpar seus colegas do que produzir uma solução, visando impedir que uma ideia de outra pessoa seja levada adiante, analisada e se torne viável ou não, pois é muito mais importante destruir do que criar.
Isto ocorre porque o próprio mercado se vê repleto de meros reprodutores da mesmice, como se fossem máquinas que executam eternamente as mesmas tarefas e quando dão defeito podem ser trocadas porque o estoque, que é o mercado, está abarrotado das "mesmas pessoas".
Com isso a competitividade é dizimada e também vira alvo de críticas sem fundamento racional, pois um concorrente que se coloca na linha de frente para produzir algo inovador e que faz sentido para o mercado e seus respectivos clientes é visto como um inimigo, do mesmo jeito com que estas empresas medíocres enxergam seus próprios consumidores, e por isso tratam de se livrar deles o mais rapidamente possível.
Desta maneira fica fácil compreender como as redes de relacionamento ficam à mercê de um comportamento vil e insano, onde a competência é tratada como uma desvantagem, pois o esforço é voltado a manter a mediocridade e não se abrir às oportunidades, sejam elas internas ou de mercado.
Além disso é possível ver que dentro das organizações o esquema corrupto é muito mais eficaz do que a criatividade, o esforço para se gerar novas ideias e soluções, visando manter um status quo indesejável para os mercados e empresas inteligentes, mas que é desejado pelas mentes limitadas e medíocres que se acham o supra sumo em todos os sentidos, mas que na verdade são apenas o elo que compromete as empresas com a ineficácia e ignorância.
Por esta razão é que o contingente de pessoas capazes de aprender, assumir responsabilidades e criar soluções se reduz nos mercados irrelevantes, pois toda e qualquer oportunidade de inovação é tratada com desdém pela maioria, ainda mais quando a incompetência é exaltada pela rede corrupta de relacionamento e força as pessoas criativas a se deslocar a outras localidades, sejam elas empresas, cidades ou países.
Mas também é preciso observar que ainda existem empresas que optam pelo caminho oposto, onde as pessoas conseguem conviver com um raciocínio diferente e que faz com que as ideias sempre sejam complementadas e avaliadas por uma gama maior de visões distintas que se conectam e dão às oportunidades um atenção focada e que visa satisfazer seus clientes.
E então os poucos mercados que se desenvolvem acabam por tornar quase irrelevantes a territorialidade por meio de ações que levam seus produtos e serviços aos mercados interessantes e que ainda se mantém paralisados de maneira proposital, sem os devidos investimentos vitais e que promovem o crescimento, pois há uma preferência tacanha pela mesmice que faz com que as oportunidades não sejam aproveitadas de verdade, insistindo em um discurso falacioso de que o desenvolvimento não é necessário e que oferecer uma solução é um ato criminoso por ser diferente do que os medíocres acham, pois são incapazes de pensar.
Criar soluções só é possível quando diversos conhecimentos são conectados e se tornam viáveis a cada oportunidade apresentada pelo mercado, preferindo sair do comum para dar a cada produto e serviço a chance de oferecer aos clientes as melhores experiências antes que os concorrentes inteligentes o façam, independentemente do local em que se encontrem no mercado global.