3 de dezembro de 2014

A capacidade de comunicação e visualização das oportunidades de mercado das empresas em Marketing

A comunicação efetiva sempre gera soluções, abrindo espaço para que as oportunidades de mercado sejam aproveitadas da maneira ideal, analisando-as ao mesmo tempo em que suas viabilidades são validadas ou não, colocando as empresas inteligentes em um caminho que exige o uso e aplicação de conhecimentos das mais diversas naturezas e fortalece a conexão entre as áreas através de colaboradores bem preparados e aptos a lidar com os demais.
Quando a cultura organizacional aproveita a comunicação de seus colaboradores para gerar soluções a concorrência com as empresas mais bem preparadas é bem-vinda, mas poucas empresas são capazes de aceitar que o concorrente tem algo a ensinar, da mesma forma com que tem muito a aprender, revelando um cenário onde as vantagens competitivas de cada uma também são constantemente analisadas.
Isto faz com que o preparo seja maior e muito mais direcionado, não se deixando levar por modismos que jogam para o alto as empresas que logo virarão âncoras fincadas no chão por não terem se preparado para continuar suas atividades, fato tão comum nos mercados irrelevantes e que geram ações que visam culpar o outro para não se assumir as devidas responsabilidades.
Estas ações também são muito comuns em determinadas culturas, onde o outro é tratado como algoz de alguém que sequer sabe da existência, tornando esta prática um ato cultural que se dissemina pelas mentes medíocres e que se aprisionam em si mesmas para evitar o crescimento pelos próprios esforços, dedicação, determinação e disciplina.
Com este posicionamento surge um abismo entre os colaboradores, pois a maioria das pessoas se deixam visualizar como máquinas com data de validade pré-estabelecida, como se não pudessem aprender ou ensinar, que apenas estão nas empresas para repetir exaustivamente as mesmas ações de um ser adestrado que recebe comandos ao invés de saber, no mínimo, o que ela está fazendo ali.
Deste jeito as empresas dominadas pela ignorância adotam uma postura onde pessoas são recursos e o mercado é uma prateleira abarrotada das mesmas coisas que funcionam do jeito das anteriores, e então a famigerada rotatividade ganha o rótulo do turnover que faz com que mercados e setores fiquem patinando sempre no mesmo lugar sem qualquer chance de evolução porque a mediocridade formatou as pessoas sob perfis que não passam de caixas hermeticamente fechadas que são preenchidas pelos funcionários até que apresentem defeito.
E então a primeira ação afetada dentro das empresas é justamente a comunicação, pois os achismos invadem o ambiente e criam mais limitadores para o desenvolvimento, pois na cultura medíocre que assola nações é mais importante aniquilar uma ideia do outro do que se esforçar para oferecer outra proposta, ainda mais quando o primeiro interesse destes funcionários é derrubar o chefe a qualquer custo.