8 de abril de 2016

A capacidade de enxergar e aproveitar as oportunidades de mercado em Marketing

Criar uma empresa para fazer o que outras já fazem é totalmente desnecessário, mas é o que ocorre em mercados medíocres onde as pessoas não estão preparadas para viver no mundo real repleto de oportunidades, abrindo espaço para que poucas organizações, e também pessoas, estejam aptas a oferecer aos clientes produtos e serviços relevantes.
Imitar indiscriminadamente outras empresas é a ação mais comum dentro das organizações que já nasceram fadadas ao fracasso, algo que as mentes medíocres não compreendem e ainda propagam que a sua empresa deve copiar a concorrência, pois estas pessoas são incapazes de oferecer ideias aplicáveis no mercado porque preferem passar o tempo culpando os demais por terem enfrentado riscos e obtido êxito ao invés de colocarem suas mentes para trabalhar e oferecer soluções.
Por isso os mercados perdem a capacidade de desenvolvimento, parando no tempo quando comparados aos mercados em que cada empresa tem a noção de que é única e que elas podem, e até devem, olhar para seus concorrentes com a finalidade de aprender, mas sem se deixar levar pela estupidez de que toda empresa é idêntica e que o que funciona em uma cabe em outra.
Também é evidente que as empresas que preferem ser puxadas por âncoras optam por sempre preencher vagas do que trabalhar com ideias, e isto acaba refletido nas empresas, que são poucas, que cada pessoa tem por referência em inúmeros pontos.
Mas também é preciso observar como as próprias pessoas preferem agir, seja na figura de clientes ou empresas, pois um mercado não é contemplado por um único lado, como as mentes medíocres preferem achar e divulgar para qualquer um, revelando que o mais importante para estas pessoas é jogar a culpa no outro.
E esta ação acaba disseminada pelo mercado quando o único objetivo é ludibriar o outro o mais rapidamente possível, seja cliente ou empresa, para depois acusar quem foi enganado como o culpado por ter escolhido adquirir o produto ou serviço, desta maneira o mercado fica paralisado e deixa de aproveitar cada oportunidade que se apresenta para todos, mas é percebida apenas por aqueles que vivem no mundo real.