30 de novembro de 2006

Marketing de Relações Públicas

Quando a Comunicação é tratada dentro do Marketing, pode-se perceber que poucas organizações preocupam-se com um dos pontos mais importantes, as Relações Públicas, mesmo que para alguns não haja relação entre as Relações e o Marketing, deve-se entender que muito mais do que criar, planejar, distribuir etc., o Marketing necessita do contato com o mercado e do consumidor.
Um profissional de Relações Públicas, nome dado a profissão e ao profissional da área, como o profissional de Marketing, sabem que a Comunicação é fundamental para a empresa, sem ela não há como informar ao consumidor sobre seus produtos ou serviços.
Também não há como definir a profissão com um único atributo, devido a variedade de funções que o profissional de Relações Públicas pode exercer, sendo que normalmente este profissional atua na área de Comunicação institucional, ou seja, trabalha para que a imagem de uma instituição seja a melhor possível diante de seus públicos-alvo, em geral envolve planejamento (e investimento) de longo prazo, mas também alcança resultados imediatos.
Seu papel é desenvolver e destacar o relacionamento institucional e mercadológico com os públicos estratégicos, identificando oportunidades e necessidades de comunicação da instituição com a sociedade, seja em situações harmônicas ou controversas.
O profissional de Relações Públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela adapte-se num ambiente de constante transformação.
Como principais objetivos do profissional de Relações Públicas, podem ser destacados:
  • Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma Marca, uma empresa, uma entidade, uma pessoa física etc.;
  • Pensar e gerenciar as relações da instituição com todos os seus públicos;
  • Gerenciar crises;
  • Organizar eventos;
  • Promover Pesquisas de opinião pública.
Quando o profissional de Marketing busca um profissional de Relações Públicas, deve estar ciente de que o emprego de suas habilidades não deve ser usado somente quando a empresa passa por momentos difíceis, têm a imagem atingida ou quer promover a instituição, deve-se ter em mente que o relacionamento é fundamental, independentemente do momento, mesmo que o público em geral não perceba em um primeiro momento as ações tomadas para entrar em contato com o mercado mesmo em uma situação calma, evitando assim um choque ao realizar uma ação quando surge um imprevisto que irá votar os olhos de todos para a empresa.
Fonte: Wikipedia.