17 de novembro de 2006

Filosofias de Administração de Marketing

Antigamente era notado que muitas empresas tratavam o Marketing como um serviço comercial, ou grupo composto por vendedores e empregados subordinados ao diretor de produção ou diretor administrativo, com o tempo houve a ampliação, tanto na diversificação dos profissionais, quanto à importância do Marketing dentro das empresas.
Com as diferentes filosofias de Marketing dentro do mercado, pode-se notar que com o passar dos tempos o Marketing foi deixando de ser apenas um ponto dentro de um organograma empresarial para tornar-se um dos pontos que mais trouxeram crescimento, aprendizado, evolução e força para as organizações, pois está inserido em todas as áreas e une os departamentos (apenas para efeitos de organograma) existentes nas empresas.
Dentre os modelos filosóficos de Administração de Marketing, podem ser destacados:
  • Orientação para produção: onde o principal ponto da empresa é apenas produzir, o Marketing apenas entrega os produtos nos locais de venda;
  • Orientação para o produto: partindo do princípio de que os consumidores sempre desejam produtos com a melhor qualidade, desempenho e inovações, portanto as empresas devem sempre procurar ofertar produtos que constantemente estão evoluindo;
  • Orientação para vendas: a empresa trata de vender o que produz, não importando se o mercado deseja ou não o produto, feito para o curto prazo e não dando importância a opinião do consumidor;
  • Orientação para o cliente: a função da empresa não é produzir e vender, ela está no mercado para satisfazer aos desejos e necessidades do consumidor, realizando Pesquisa perante estes para saber o que procuram, quais as características ideais para os produtos e que lhe agreguem Valor;
  • Orientação para o Marketing socialmente responsável ou Marketing societal: as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo são determinados pela empresa, para então proporcionar aos consumidores um Valor superior para manter ou melhorar o bem-estar da sociedade e do consumidor;
  • Orientação para o Marketing holístico: este é um ponto em que a empresa precisa compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de Marketing da organização.
O mais importante destas filosofias é conhecer seu mercado, sua organização e trabalhar com profissionais de Marketing, envolvidos em estudos de mercado, do comportamento do consumidor, do CRM aplicado corretamente e tantas outras ferramentas disponíveis que visam dar ao Marketing condições de ofertar o melhor ao seu consumidor.