21 de fevereiro de 2007

Estatística aplicada em Marketing

Um mercado é composto por milhares de pessoas, são comportamentos, gostos, classes sociais e uma gama vasta de possibilidades de estudo.
O Marketing sempre está estudando o mercado, pesquisando pontos como:
  • Quais são os desejos e necessidades que o consumidor têm;
  • Qual é a melhor forma de atendê-lo;
  • Qual é Segmento de mercado;
  • Qual é o maior concorrente;
  • Qual é a capacidade da empresa em atender ao mercado;
  • Qual é o Valor para o cliente;
  • Que características diferenciam os produtos ou serviços;
  • Quanto será necessário investir.
Questões como essas são usadas para elaborar a melhor forma de mensurar o mercado, o cliente e os concorrentes, sem a estatística, uma das ciências que é parte do Marketing, não há como quantificar o mercado e obter respostas em uma Pesquisa.
Todos os dados captados no mercado apontam uma direção, podem ser obtidos de várias formas e trazer alguns pontos, como:
  • Históricos;
  • Atuais;
  • Tendências.
O mercado sempre evolui, cada novo produto ou serviço tem seu ciclo de vida, então conhecer o que acontece durante o ciclo de vida é fundamental.
A estatística auxilia a encontrar oportunidades de mercado, faz com que o público-alvo seja selecionado de acordo com o produto ou serviço, transforma números em Informações vitais para o profissional de Marketing.
Muitas previsões de demanda são possíveis pela utilização da estatística, o mercado fornece números que apontam um rumo certo, quantifica e mensura a possibilidade de sucesso, então as estratégias para conquistar aquela fatia de mercado são necessárias.
A capacidade de produzir Informações é praticamente infinita, a criatividade do profissional de Marketing e da organização devem ter foco, produzir um novo produto é fácil, mas colocá-lo corretamente no mercado exige inúmeros estudos.
Enquanto o profissional de Marketing puder embasar seus estudos, a transformação dos dados coletados em Informações estatísticas tangíveis, o produto ou serviço terá um rumo traçado e conhecido.
Com a estatística há a possibilidade de dividir um mercado e direcionar a sua organização para o consumidor ideal, com menos riscos e de maneira muito mais competente que a concorrência.