Muitas organizações utilizam pontos distintos para elaborar suas estratégias, os profissionais de Marketing escolhem o direcionamento da empresa no mercado de acordo com seu porte, sua fatia de mercado e a concorrência.
Ter uma visão geral do mercado é fundamental, escolher bem seus fornecedores, os Canais a serem usados e quem é o público-alvo tornam possíveis a elaboração das estratégias, de campanhas e da Logística envolvida em todo o processo.
Algumas organizações não compreendem corretamente o mercado por deixar de lado os estudos que levam a conhecer melhor:
Para certas empresas o mais importante é seu Posicionamento, outras apontam a cadeia de Valor ou os produtos, cada uma tem um foco definido e que gera estratégias diferentes, em relação a si própria, ao mercado e ao consumidor.
Com a globalização, um dos pontos que mais deve sofrer alterações, e que também já vem sofrendo, é o atendimento, muitas empresas estão optando por diferencia-se das demais na hora de manter o contato com o consumidor e assim garantir a fidelização.
O mercado possui inúmeras oportunidades, os profissionais de Marketing devem encontrar a brecha deixada pelos concorrentes e entregar ao consumidor o produto ou serviço que irá suprir seus desejos e necessidades.
Enquanto o mercado oferecer oportunidades ainda não vistas pelas empresas, serão criados novos mercados consumidores e produtos com características como:
Muitas vezes a maior oportunidade não é criar algo inovador, mas obter a excelência naquilo que se faz e oferta ao mercado.
Ter uma visão geral do mercado é fundamental, escolher bem seus fornecedores, os Canais a serem usados e quem é o público-alvo tornam possíveis a elaboração das estratégias, de campanhas e da Logística envolvida em todo o processo.
Algumas organizações não compreendem corretamente o mercado por deixar de lado os estudos que levam a conhecer melhor:
- Quem é seu público-alvo;
- Quais são os desejos e necessidades do consumidor;
- Que produtos e serviços ofertar;
- Como atender melhor ao cliente;
- Que parcerias formar;
- Escolher os fornecedores;
- Como criar a cadeia de Valor;
- As estratégias mais adequadas ao mercado;
- O volume de vendas necessários;
- Viabilidade de novos produtos e serviços;
- Ciclo de vida (do produto ou serviço, do mercado e do consumidor).
Para certas empresas o mais importante é seu Posicionamento, outras apontam a cadeia de Valor ou os produtos, cada uma tem um foco definido e que gera estratégias diferentes, em relação a si própria, ao mercado e ao consumidor.
Com a globalização, um dos pontos que mais deve sofrer alterações, e que também já vem sofrendo, é o atendimento, muitas empresas estão optando por diferencia-se das demais na hora de manter o contato com o consumidor e assim garantir a fidelização.
O mercado possui inúmeras oportunidades, os profissionais de Marketing devem encontrar a brecha deixada pelos concorrentes e entregar ao consumidor o produto ou serviço que irá suprir seus desejos e necessidades.
Enquanto o mercado oferecer oportunidades ainda não vistas pelas empresas, serão criados novos mercados consumidores e produtos com características como:
- Produtos ecologicamente corretos e menos poluentes;
- Segurança em meios de transporte;
- Facilidade de acesso à Internet;
- Novas mídias;
- Exportações amplamente difundidas;
- Redes de relacionamento.
Muitas vezes a maior oportunidade não é criar algo inovador, mas obter a excelência naquilo que se faz e oferta ao mercado.