28 de fevereiro de 2007

Percepções de Marketing

Muitas organizações utilizam pontos distintos para elaborar suas estratégias, os profissionais de Marketing escolhem o direcionamento da empresa no mercado de acordo com seu porte, sua fatia de mercado e a concorrência.
Ter uma visão geral do mercado é fundamental, escolher bem seus fornecedores, os Canais a serem usados e quem é o público-alvo tornam possíveis a elaboração das estratégias, de campanhas e da Logística envolvida em todo o processo.
Algumas organizações não compreendem corretamente o mercado por deixar de lado os estudos que levam a conhecer melhor:
  • Quem é seu público-alvo;
  • Quais são os desejos e necessidades do consumidor;
  • Que produtos e serviços ofertar;
  • Como atender melhor ao cliente;
  • Que parcerias formar;
  • Escolher os fornecedores;
  • Como criar a cadeia de Valor;
  • As estratégias mais adequadas ao mercado;
  • O volume de vendas necessários;
  • Viabilidade de novos produtos e serviços;
  • Ciclo de vida (do produto ou serviço, do mercado e do consumidor).
São muitas as formas de compreender o mercado, estudá-lo constantemente e envolver-se diretamente com o consumidor, criar a fidelização desejada e aumentar a fatia de mercado.
Para certas empresas o mais importante é seu Posicionamento, outras apontam a cadeia de Valor ou os produtos, cada uma tem um foco definido e que gera estratégias diferentes, em relação a si própria, ao mercado e ao consumidor.
Com a globalização, um dos pontos que mais deve sofrer alterações, e que também já vem sofrendo, é o atendimento, muitas empresas estão optando por diferencia-se das demais na hora de manter o contato com o consumidor e assim garantir a fidelização.
O mercado possui inúmeras oportunidades, os profissionais de Marketing devem encontrar a brecha deixada pelos concorrentes e entregar ao consumidor o produto ou serviço que irá suprir seus desejos e necessidades.
Enquanto o mercado oferecer oportunidades ainda não vistas pelas empresas, serão criados novos mercados consumidores e produtos com características como:
  • Produtos ecologicamente corretos e menos poluentes;
  • Segurança em meios de transporte;
  • Facilidade de acesso à Internet;
  • Novas mídias;
  • Exportações amplamente difundidas;
  • Redes de relacionamento.
O mercado oferece inúmeras possibilidades, traz uma oportunidade que deve ser percebida rapidamente, e, logicamente, deve estar de acordo com a organização, dentro de seu planejamento, porte e capacidade de inovar constantemente no mercado.
Muitas vezes a maior oportunidade não é criar algo inovador, mas obter a excelência naquilo que se faz e oferta ao mercado.