3 de fevereiro de 2007

Vendas consultivas em Marketing

Vender é um ato natural do ser humano, é feito todos os dias, a cada momento e traz benefícios para quem vende, desde a sua imagem até um produto ou serviço.
Atualmente existem modelos de venda muito conhecidos, como:
  • Vendedores que tiram o pedido;
  • Vendedores que atendem;
  • Vendedores que empurram produtos;
  • Vendedores que selecionam clientes.
Cada vez mais, o consumidor possui conhecimento sobre o que compra, não quer levar nada porque alguém empurrou ou direcionou a compra.
Agora surge um novo modelo, o de vendas consultivas, que consiste em auxiliar o consumidor a levar o melhor produto que atenda a sua necessidade da melhor forma possível.
Por ser um conceito ainda novo, no Brasil, logicamente poucas pessoas compreendem ou puderam provar esta experiência.
Com o modelo, onde o vendedor passa a ser um consultor, todas as ferramentas de vendas são conhecidas, mas o que é colocado em prática é muito mais profundo, o vendedor coloca-se no lugar do cliente e atende os desejos e necessidades com mais autoridade.
Ouvir é um dos pontos principais deste vendedor, também é necessário demonstrar conhecimento sobre o produto ou serviço procurado.
Este vendedor adapta até mesmo a sua forma de agir com cada cliente, as pessoas presenciam a compreensão de seus desejos e necessidades bem na sua frente, facilitando assim a fidelização do consumidor, mesmo que no local não haja o produto ou serviço procurado.
Trabalhando de forma ética, este consultor têm o cliente que deseja ser atendido da melhor maneira, ser ouvido corretamente e sair de uma loja satisfeito.
Este modelo, hoje novo, é um novo paradigma a ser quebrado, vender não é entregar, mas ajudar ao consumidor a escolher o melhor produto para o uso, certamente ainda há muito o que aprender com este modelo, o consumidor está mais exigente a cada dia e a concorrência afeta o profissional de Marketing, especialmente aqueles que ainda não compreendem o que são as vendas consultivas e sua importância na diferenciação tão importante atualmente.