2 de fevereiro de 2007

Extensão de linha em Marketing

Todas as organizações no mercado ofertam produtos e serviços aos consumidores, tudo isto iniciado com um único produto ou serviço.
Após um determinado tempo, a percepção de que este produto possui muitos concorrentes no mercado, atingiu sua maturidade ou está em declínio, há a opção da empresa criar uma extensão de linha.
Com este aumento em sua capacidade de produção, alguns pontos são vitais para que haja sintonia entre os produtos fabricados, como:
  • Relação com o outro produto: uma organização deve optar por realizar a introdução deste novo produto de forma a não aumentar seus custos e manter uma linha de produtos em um Segmento, para facilitar a fixação da Marca pelo consumidor, auxiliar na fidelização e não causar um certo espanto do cliente, a empresa deve manter seu foco na linha de produtos;
  • Produtos complementares: um ponto interessante é lançar um produto que complemente o outro, a indústria cosmética aproveita-se bem dessa situação, evitando perder o foco do seu negócio e fidelizando seus consumidores;
  • Fixação da Marca: uma tributo que, por ser intangível, deve ser muito bem trabalhado, mas somente a Marca não é garantia de sucesso, deve-se saber se o cliente entende os motivos e aceita adquirir os novos produtos da organização que estão disponíveis no mercado;
  • Segmentar o mercado: o público-alvo, inicialmente é o mesmo, pois facilita fixar a Marca, pois a Pesquisa de comportamento do consumidor já está nas mãos do profissional de Marketing e permite manter o cliente fiel a empresa e a Marca, também pode ser feita para uma situação em que o produto novo em questão terá características e público-alvo distintos.
Com a concorrência sempre estudando os passos da sua organização, sabe-se que em menos de três meses um produto similar estará disponível no mercado, diminuindo a fatia de mercado.
Como esta é uma tendência natural, o profissional de Marketing deve estar preparado para superar a concorrência, fidelizando seu consumidor e permitindo que novos produtos sejam colocados no mercado.
Para que os produtos estejam de acordo com seu mercado-alvo, é necessário que seus elementos do composto de Marketing estejam em perfeita sintonia, desta forma:
  • Produto: cada produto desta extensão é complementar, tem uma ligação, não somente de Marca, mas em todos os atributos, pois tem como objetivo atingir um Segmento já conhecido;
  • Comunicação: é possível associar os produtos, colocá-los como uma linha completa e que facilita a fixação da Marca e permite a fidelização do consumidor;
  • Distribuição: deve-se aproveitar a rede já construída para chegar até o consumidor antes do concorrente, por isso todos os envolvidos trabalham como um time;
  • Preço: por mais que possa parecer um detalhe, o preço, em uma extensão de linha, pode trazer desconfiança do consumidor, então o preço deve ser compatível com o Segmento e o consumidor que procura aquele bem ou serviço.
O mais importante é realizar estudos e Pesquisas de mercado, obter informações e planejar corretamente cada uma das ações, especialmente quando há concorrência e os produtos estão cada vez mais iguais.