19 de fevereiro de 2007

Finanças em Marketing

Ainda tratados como departamentos que disputam o poder em muitas organizações, tanto a área de Finanças quanto o Marketing devem trabalhar em conjunto, o que não ocorre por razões de pouco conhecimento dos profissionais de cada área sobre a outra.
É comum que hajam profissionais que saibam muito bem as suas funções, tenham um conhecimento tão profundo que tornam-se especialistas em um único assunto, o que também acaba gerando conflitos dentro da organização.
O departamento mais importante da organização é ela própria, sem divisões que barrem o crescimento conjunto de todas as áreas, hoje uma utopia devido a falta de visão de alguns executivos.
As empresas dividem-se em departamentos para facilitar a elaboração de planejamentos, produção, atendimento etc., o que também torna comum um departamento desejar ultrapassar o outro, ser mais importante e este é o maior erro.
O profissional de Marketing, em grande parte dos casos, não tem afinidade com o profissional de Finanças por não ter em mãos números que possam apresentar os resultados das campanhas, o que resulta em conflitos, mas o profissional de Finanças têm razão, como investir em algo duvidoso sem saber o resultado.
Alguns dos pontos que podem ser apresentados, pelo profissional de Marketing ao profissional de Finanças, são:
  • Mensuração da imagem;
  • Projeção do retorno da campanha;
  • Valor da Marca;
  • Aumento da fatia de mercado;
  • Redução dos custos;
  • Vantagem competitiva.
Todos sabem que o profissional de Finanças é tão importante quanto os outros, mas por fatores culturais o seu trabalho fica de lado, cabe ao profissional de Marketing trazer os números corretos, realizar uma Pesquisa, apontar os ganhos e inserí-lo no planejamento.
Enquanto houver executivos que não favorecem a união dos departamentos nas organizações, há grande chance de pouco ou nenhum sucesso no mercado.
Os concorrentes podem perceber muito antes as vantagens e conquistar até mesmo a fatia de mercado que a sua empresa havia conquistado.
Adversários no mercado existem, dentro da organização qualquer conflito retira toda e qualquer oportunidade de sucesso, enquanto alguns promovem a disputa interna o concorrente se une e ganha o mercado.
Para o profissional de Marketing há uma solução, aprender Finanças e auxiliar o profissional dessa área a aprender e integrar-se com o Marketing, o que acaba sendo o primeiro passo para o sucesso no mercado.