7 de fevereiro de 2007

Marketing dinâmico

O mercado comporta-se como um organismo vivo, cada ação tem outra reação, a concorrência sempre busca obter uma Vantagem que a deixe a frente por muito tempo, devido aos estudos já realizados, a precisão da Pesquisa constante e domínio do mercado em um dado momento.
A dinâmica que existe no Marketing pode levar o consumidor a imaginar que tudo é feito sem nenhum planejamento, mas as estratégias são estudadas constantemente, a Pesquisa é um processo natural para o Marketing e conhecer seus concorrentes é vital.
Alguns pontos são muito importantes, devem estar sempre sendo revistos, ajustados ao momento do mercado, então faz-se necessário o uso de:
  • Planejamento: toda e qualquer ação deve ser colocada dentro de um plano de ação, cada passo a ser dado deve ser revisto periodicamente, todos os processos e seus resultados finais devem ser conhecidos, todas as variáveis devem ser abraçadas neste processo para que o planejamento seja o início;
  • Pesquisas direcionadas: com a evolução tecnológica pode-se obter uma Pesquisa em uma página da Internet em pouco tempo, o que irá dar validade ao que foi questionado é a profundidade e os pontos abordados, toda Pesquisa deve ter um foco, cada questão têm Valor e direciona a estratégia a ser usada para satisfazer os desejos e necessidades do consumidor;
  • Estudos: estudar não é somente estar em uma sala de aula ou curso, estes estudos tratam basicamente do aprendizado gerado desde o início do processo, o planejamento, passa pela execução e traz ao profissional de Marketing as respostas necessárias para melhorar suas estratégias;
  • Ciclos para o feedback: uma das ferramentas que podem ser usadas é o ciclo PDCL (planejar, executar, verificar e aprender), partindo sempre do ponto em que colocar no papel o que será feito é essencial, bem como possuir uma equipe muito forte, diversificada e dedicada ao foco, atender aos desejos e necessidades do consumidor, permitindo que o sucesso seja parte do quotidiano da organização, aprendendo constantemente e colocando prioridades para cada momento em que oferta produtos e serviços no mercado.
Hoje não há mais possibilidade de se utilizar das estratégias mais antigas, mesmo assim elas devem ser aprendidas, porque sempre têm muito o que passar para qualquer profissional.
Um profissional de Marketing busca novos desafios em um mercado que muda rapidamente, trazendo paradigmas que geram o crescimento do conhecimento e abrem novos caminhos para serem percorridos.
Não existe forma de parar o mercado, o profissional de Marketing deve estar preparado para enfrentar uma concorrência que sempre deixa brechas, fatias de mercado que não foram percebidas e muitos detalhes que possibilitem o sucesso.