9 de fevereiro de 2007

Marketing para o bem-estar

Uma das novas tendências mundiais é a busca pelo bem-estar físico e mental, trazendo com este público a perspectiva do Marketing multinível.
Com o desejo das pessoas por retardar o avanço da idade em sua aparência, é possível perceber que este mercado é muito novo e seu crescimento será um dos novos paradigmas quebrados pela sociedade.
O bem-estar é desejado por todos, e para que o profissional de Marketing obtenha sucesso nesse mercado deve estar atento quase exclusivamente ao comportamento do consumidor.
As Pesquisas dessa área estão apenas no início, o bem-estar é um conjunto de fatores que permitem as pessoas realizarem sonhos, entre eles o de diminuir a ação do tempo no corpo, permite uma longevidade maior e com muito mais qualidade.
Enquanto o mercado ainda busca encontrar a forma certa de ajustar-se a este princípio, tem-se observado que o público em geral têm buscado muitos serviços e que vários setores estão envolvidos, como:
  • Medicina preventiva: com as novas gerações de consumidores e a busca pelo bem-estar, o fator de prevenir está ganhando cada vez mais espaço, permanecer jovem e utilizar inúmeros medicamentos para que a saúde seja mantida e melhorada;
  • Odontologia: muitos dizem que o sorriso é o cartão de visita das pessoas, a busca por aparelhos, cirurgias para implantes, clareamento e evitar o consumo de certas substâncias auxiliam o bem-estar, como cigarros, café, chá etc;
  • Turismo: além de cuidar do corpo é preciso cuidar da mente, então o turismo cumpre o papel de proporcionar o aprendizado de uma nova cultura, estar em contato com a natureza e até mesmo praticar esportes em viagens com grupos turísticos;
  • Indústria alimentícia: cuidar do que é ingerido faz parte do quotidiano dessa geração, há preferência por alimentos orgânicos, naturais, que tragam mais energia para o corpo sem que haja a possibilidade de prejudicar o organismo, a aparência ou o relacionamento entre as pessoas, uma vez que este ponto torna-se comum entre as pessoas;
  • Vestuário: ao ter uma saúde perfeita, a preferência por roupas que retomem o passado é um dos pontos que vêm ao encontro do sentimento de jovialidade desse grupo, permite que as roupas tragam uma imagem retrô e com isso façam a pessoa sentir-se mais jovem ainda;
  • Academias: para manter músculos e o preparo físico a busca por academias é um indicador dos serviços que podem estar associados à indústria do bem-estar, as pessoas cuidam muito mais do corpo, especialmente as mulheres, para que possam manter a juventude presente em seu dia a dia;
  • Complementos vitamínicos: este é um dos pontos que auxiliam na busca pelo bem-estar, faz um complemento ao conjunto de fatores que envolvem todo o processo e a busca por produtos que dêem ao corpo a energia necessária sem trazer nenhum "poluente" ao corpo.
O bem-estar pode ser definido como a busca do homem por prolongar seu aprendizado, manter o corpo saudável e compartilhar com as demais pessoas o conhecimento sobre todos os produtos e serviços que compõem o mix necessário para atingir um estágio saudável e adequado.
Com a evolução e crescimento deste mercado, é logicamente compreensível que muitas empresas direcionem seu foco cada vez mais para o consumidor e atendam seus desejos e necessidades.