13 de março de 2007

Inovação em Marketing

Uma das fontes de evolução do Marketing é sua inovação, adotando estratégias mais elaboradas, entregando ao consumidor produtos diferentes e não permitindo que a concorrência possa ter essa vantagem competitiva.
Para muitas empresas a inovação é fundamental, são empresas onde a tecnologia disponibilizada em seus produtos é o grande diferencial e o que permite ao público-alvo estar com os lançamentos mais recentes em mãos sempre.
Mas a inovação pode ir além da tecnologia, pode ser usada em um processo, em uma estratégia e até mesmo no relacionamento interpessoal dentro da organização, gerando maior conhecimento e permitindo um ambiente melhor para o crescimento humano e da organização no mercado.
Atualmente muitas organizações buscam inovar sempre, esquecendo de uma variável muito importante para o sucesso do produto, o preparo do consumidor para lidar com este novo passo evolutivo.
Há muitos produtos guardados para o momento certo, em vários casos o consumidor ainda não está preparado para utilizar ou entender o conceito por trás da novidade, também existem exemplos que mostraram o despreparo da empresa em perceber que o momento oportuno para o lançamento já era vivido.
Diante de muitas variáveis, podem ser obtidos dados que levem a tomar a decisão de colocar o produto no mercado no tempo certo, são estudos feitos constantemente e visam dar um retorno aos estímulos dados ao consumidor em pesquisas realizadas.
Por mais que pareça uma decisão unilateral, da organização para com o mercado consumidor, é preciso entender os desejos e necessidades do cliente.
Para que a inovação tenha mais chances de sucesso no mercado, são necessárias análises de pontos como:
  • Conhecimento de mercado: o preparo de toda a estrutura envolvida é fundamental, não adianta estar um passo a frente da concorrência com uma inovação que não será absorvida pelo consumidor;
  • Cadeia de Valor: todos os envolvidos no processo de produção devem estar preparados para atender às exigências de qualidade, distribuição, matéria-prima etc.;
  • Visão: saber que o consumidor ainda não está preparado, por meio das pesquisas realizadas, é uma forma de atender seus desejos e necessidades na hora exata e da maneira exata.
O mercado está evoluindo constantemente, cada um dos setores possui o seu tempo para dar outro passo, seja na busca de matéria-prima ou produção, logicamente existe o momento adequado para evoluir, mas há casos, como o setor calçadista, onde a produção requer mão de obra e não há previsão para a utilização de maquinário na produção.
Muitas vezes o inovar pode ser encarado como uma melhoria, que em alguns casos não exige um investimento alto e pode ser realizado de uma maneira muito simples.