28 de março de 2007

Controle em Marketing

Desde o planejamento, durante a execução e mensuração de resultados, devem ser implantadas ferramentas de controle para que todos os processos, estratégias e táticas tenham o resultado desejado, permitindo que as correções sejam feitas da maneira mais rápida.
Algumas organizações deixam o controle das variáveis para o final da execução, recebendo a informação de problemas tardiamente, o que acaba causando um gasto muito maior com reparos e até mesmo a retirada de produtos do mercado.
Não há como garantir que toda a produção seja perfeita, mesmo que os padrões sejam do mesmo nível do 6 sigma, onde os defeitos são apontados em milhão de unidades.
Sempre que possível, a organização junto ao profissional de Marketing, devem elaborar um planejamento que já inclua a forma de controle, que pontos são abordados pelo controle e que ações serão tomadas.
Algumas vezes o controle pode ser exercido sobre as diversas variáveis, sendo internas ou externas, como:
  • Produção: compreender que os produtos têm um ciclo de vida é fundamental, medir constantemente a demanda é necessário, para que não tornem-se obsoletos rapidamente ou a concorrência consiga ultrapassar a inovação, qualidade etc.;
  • Fornecedores: a recepção da matéria-prima é fundamental, as estratégias entre a organização e os fornecedores devem estar alinhadas e permitir que encontrem-se dentro de um nível satisfatório, evitando o desperdício ou trocas (recall);
  • Concorrentes: estudar as demais empresas do mercado auxilia ao elaborar as estratégias, sempre haverá uma razão para controlar os passos dos concorrentes, para que se esteja um passo a frente;
  • Consumidores: não há como controlar o consumidor, mas há como mensurar sua satisfação no atendimento de desejos e necessidades, portanto deve-se ouvir sempre o que ele quer dizer, sendo um ponto positivo ou outro que traga notícias não tão boas para a empresa, manter um bom relacionamento com o cliente é uma forma de controlar o que a empresa pode fazer para entregar ao consumidor o produto ou serviço mais adequado;
  • Tempo: a evolução tecnológica permite que diversos produtos tenham um ciclo de vida muito curto, entender as tendências do mercado, a evolução natural de um setor e permitir-se aprender é muito importante, realizando os estudos constantes e buscando os dados no mercado, para que a empresa tenha uma vida mais longa e possa estar dentro do contexto de mercado.
Toda a organização deve criar sistemas para controlar os dados recebidos e transformá-los em conhecimento, apontar o que pode ser melhorado e eliminar o que trará problemas no futuro.
O profissional de Marketing deve estar preparado para entender as variáveis que podem interferir nos processos de produção, entrega e até mesmo da Comunicação com o consumidor, recebendo o feedback e melhorando sempre.