20 de março de 2007

Mercados de teste em Marketing

Testar novos produtos ou serviços em um mercado é fundamental para o Marketing, investir no teste é uma forma de entender a aceitação do mercado e poder fazer as alterações, quando necessárias, no produto, Comunicação, Distribuição ou até mesmo no preço.
Muitos dos testes têm um programa já definido, algumas cidades são escolhidas como referência para os testes, devido à exigência dos consumidores e a representatividade real das reações no restante de um país.
Dentre os inúmeros produtos que podem ser inseridos em mercados de teste, os programas de computador (softwares) têm uma grande diferença, seus testes podem ser feitos através da Internet por meio de versões beta.
Logicamente todos os produtos testados podem sofrer alterações, principalmente porque o mercado de testes é na verdade uma Pesquisa realizada na prática do uso ou consumo dos produtos e serviços da organização.
Os principais pontos avaliados em um mercado de testes são:
  • Interesse de compra futura: ao testar um produto, busca-se a resposta para a compra certa, são avaliadas as formas como o consumidor demonstra o interesse sobre o produto, suas características e atributos, além da avaliação da qualidade;
  • Posicionamento: o alinhamento do composto mercadológico é fundamental, trazer a percepção da posição dada ao produto para o consumidor é fundamental e colocá-lo no mercado para o publico-alvo correto é exigido;
  • Valor: quando o consumidor prova ou testa um produto são avaliados os atributos que proporcionam a visualização do Valor, o que o produto ou serviço representa na mente do cliente é vital para uma compra futura;
  • Comunicação: no mercado de testes a abordagem ao consumidor é realizada para dar uma referência às possíveis mudanças, a estrutura e o impacto visual das embalagens são percebidos e direcionam a percepção de Posicionamento e Valor do consumidor;
  • Aceitação do novo conceito: este é o ponto mais sensível, saber se o consumidor irá comprar a idéia do novo produto ou serviço.
Existem inúmeros pontos que podem ser estudados durante o teste, para delimitar o lançamento em uma região, uma cidade, um estado e até mesmo em um país.
Há casos em que o público-alvo encontra-se concentrado em um local, portanto devem ser analisadas as oportunidades de manter o produto naquele local específico.
Da mesma forma a concorrência faz testes em mercados, utiliza-se de pesquisas realizadas diretamente com o consumidor, o que mostra as vantagens de se estar em contato constante com o consumidor e obter dados no próprio mercado para o lançamento futuro de produtos ou serviços.
Uma das vantagens em direcionar uma produção para os testes é a aceitação do público, mas também devem ser estudados os resultados da Pesquisa, cruzando-se os dados podem ser tomadas as decisões corretas e que levam ao sucesso no mercado.