5 de março de 2007

Marketing para a Internet

A evolução tecnológica possibilita o uso de novos meios de Comunicação em Marketing, a Internet tem um alcance global e permite a divulgação de um produto, serviço e Marca em âmbito mundial.
Mesmo com a facilidade criada com o uso da Internet, também surgem algumas dificuldades, além de exibir a empresa e o que ela tem a ofertar no mercado, permitindo ao cliente conhecer os produtos e serviços, também há a necessidade de limitar seu mercado.
Estudar constantemente os consumidores, concorrentes, mercado e a própria empresa podem auxiliar na hora de expor um produto ao mundo através da Internet, as fronteiras deixam de existir quando todo o processo é feito com base em uma possível moda.
Nem todas as empresas devem exibir o que produzem na Internet, pois o consumidor pode desejar um produto, encontrar a sua organização e pedir a entrega do mesmo, só que ao identificar melhor em que lugar está o cliente, percebe-se que os custos envolvidos irão impossibilitar a entrega, pois este consumidor está do outro lado do mundo.
Essa situação é deixada de lado pela moda existente, acreditar que toda empresa necessita de uma página na Internet não é correto, especialmente quando esta fantástica ferramenta atinge um público jamais imaginado.
Existem casos em que deve-se limitar o público-alvo, deixar muito bem claro que o atendimento é feito dentro de um território definido, para que, somente o público-alvo desejado tenha o acesso àquela Informação.
As estratégias que envolvem todo o processo de criação para a Internet devem levar em conta inúmeros pontos, a Informação está ao alcance de um clique, a necessidade da rapidez em passar o que é essencial é fundamental.
Além da velocidade mais rápida, também percebe-se que a concorrência tem um acesso tão rápido quanto seus consumidores, a Informação está disponível para todos e copiar uma estratégia exclusivamente feita para a Internet torna-se fácil.
Diante da concorrência, a fidelização dos consumidores que utilizam a Internet torna-se um ponto crítico e podem ser vitais para o sucesso da campanha, como:
  • Informações: o consumidor tem em suas mãos as informações, pode solicitar mais detalhes por correio eletrônico (e-mail) e divulgar algumas características a quem achar necessário;
  • Ética: respeitar o consumidor é fundamental, deixar disponível uma Informação que não é verdadeira pode gerar problemas, o código de defesa do consumidor é um dos pontos de referência para se elaborar uma estratégia que será usada na Internet;
  • Canal para Comunicação direta: mesmo que haja uma quantidade satisfatória de informações disponíveis, sempre deve-se permitir um contato entre pessoas, o consumidor e um colaborador da empresa, que pode ser feito por meio de uma central telefônica (call center);
  • Velocidade: o tempo da Internet é diferente do tempo real, uma Informação percorre o planeta em segundos, por isso é importante atender o consumidor corretamente;
  • Envio de campanhas: muitas empresas acabam transformando-se em centros de envio de lixo eletrônico (spam), não selecionam corretamente quem deve receber aquela Informação e acabam perdendo o consumidor.
Para cada empresa existe um modelo exclusivo a ser elaborado, sem um planejamento concreto não há como conhecer a necessidade real de colocar a imagem da organização na Internet.
A melhor forma para decidir quando entrar na Internet e divulgar os produtos e serviços é realizar uma Pesquisa, estudar os impactos reais e o retorno, por isso é importante que toda a empresa esteja envolvida neste processo, o que facilita o sucesso no mercado.
Nenhuma empresa é obrigada a estar na Internet, mas em um dado momento a necessidade pode fazer-se presente, então os estudos apontarão a melhor maneira de fazê-lo corretamente.