17 de junho de 2011

Mudanças tratadas como melhorias organizacionais no desenvolvimento de novas soluções em Marketing

O compromisso das empresas com o desenvolvimento muda a percepção das mudanças ocorridas, que são tratadas como melhorias, e não apenas a simples troca do que é feito agora para algo diferente e que traz muito mais dúvidas do que certezas, sendo também o ponto de partida para um entendimento mais amplo do que é atender aos desejos dos clientes.
Empresas que analisam adequadamente os pontos que devem ser melhorados não deixam a ilusão de que a mudança é voltada única e exclusivamente ao jogar fora o que parece não dar mais certo.
No entanto é possível confirmar que diariamente existem situações onde um grupo maior de pessoas atentas ao presente torna o fato do melhorar uma constante, focada em uma gestão de conhecimento, no seu uso e aplicação, mas também realçando a capacidade interna da empresa em se desenvolver.
Além disso fica mais fácil entender quais são as razões que limitam a sequência de ações com foco no desenvolvimento, pois elas exigem uma capacidade de análise mais profunda de oportunidades e ameaças, trazendo para diante dos olhos e dentro da mente das pessoas os pontos que ainda são obstáculos para a evolução.
Então tudo ao redor das pessoas parecem ganhar um novo ângulo de visão, como se outras janelas fossem abertas e a percepção autorizada.
Mas também é necessário verificar que as próprias pessoas passam a maior parte do tempo sendo envolvidas em processos nos quais não é permitido pensar, somente fazer o que é feito e sem questionar, sem a oportunidade de fazer melhor, pois a empresa acredita que aquela tarefa só pode ser executada de uma única maneira.
Com isto é possível ter uma noção do que faz as empresas de renome conquistarem clientes e até mesmo mantê-los por mais tempo, sem atrapalhar ou proibir o desenvolvimento de novas soluções ou de simplesmente terem uma melhoria implantada.