Organizações que funcionam de forma integrada conseguem oferecer soluções melhores aos seus clientes, bem como encontram respostas mais sólidas sobre suas decisões internas que colocarão no mercado produtos e serviços diferenciados, dentro da expectativa de qualidade dos consumidores e que dão aos colaboradores a oportunidade de criar novas opções em um futuro onde o desenvolvimento é parte de uma constante evolucionária organizacional, independentemente da área que a gerou.
A integração das áreas não tem relação única e exclusiva com a produção organizacional, pois este fator torna possível gerar e criar soluções com maior efetividade, colocando mais pessoas para pensar a respeito de um objeto em comum e dando suas contribuições diferenciadas e de ângulos que por muitas vezes são ignorados completamente.
Mas também há um fator que irá impedir as empresas de aproveitar a integração, especialmente se a criação não for mais exclusiva de uma área, ignorando a criatividade de todas as demais pessoas que ali se encontram, já que preferem não correr o risco de ouvir quem está tentando contribuir realmente, outro ponto comum e que parece ser tratado como natural em muitas empresas.
Por isso é importante criar uma organização já integrada desde o início das atividades, onde todos buscam oferecer soluções e não ficam no jogo de empurra-empurra, que diariamente faz com que os melhores colaboradores desistam de dar suas opiniões, já que a referência da organização é a visão estreita e míope em todos os sentidos.
Então surgem conflitos desnecessários, clientes migram para os concorrentes, assim como seus próprios colaboradores, pois não enxergam mais a viabilidade de gerar desenvolvimento, criando âncoras para as suas funções e fazendo apenas o que lhes é pedido.
De certa forma isto ainda domina o mercado, mas hoje os consumidores já sabem com quais empresas podem ter um diálogo franco e direto, com inúmeros canais de comunicação e tendo ações mais ativas nas decisões organizacionais, algo impensado até pouco tempo atrás, mas que hoje é uma realidade que pode levar uma empresa ao estabelecimento fortalecido dentro de um mercado ou seu desaparecimento.
Por outro lado as próprias organizações inteligentes aproveitam as mudanças para melhorar, desenvolvendo-se com maior efetividade, gerando satisfação ao invés da repulsa tão comum vista em pesquisas de mercado, mas ainda assim existe um território muito maior a ser estudado, como fonte de conhecimento e oportunidades.
Além disso faz-se necessária a visão mais aberta de uma ação, e por isso os estudos e pesquisas são ferramentas a serem usadas continuamente, desde que o foco não seja perdido, e este é mais um fator que influencia diretamente na geração de novos produtos e serviços, já que o consumidor está mais atento àquilo que lhe interessa diretamente, e se sua empresa perde o vínculo entre as áreas acaba por deixar o concorrente mais forte e apto a conquistar uma fatia de mercado ainda maior.
Ao compreenderem que a profundidade da conexão existente entre seus colaboradores influencia no desempenho de mercado, as empresas optam por integrar suas áreas e a desenvolverem-se em um ritmo mais rápido e conectado com o mercado em que atuam, levando ao consumidor muito mais do que produtos e serviços.