23 de agosto de 2011

Administração, uso e aplicação de informações ao longo do ciclo de vida organizacional de forma estratégica em Marketing

Informações servem para o desenvolvimento de soluções mais apuradas, tendo um controle melhor sobre cada variável que interfere no desempenho das empresas, criando a necessidade de armazenamento em locais de fácil acesso e com respaldo de cópias, fato que nem sempre é levado em conta quando a desorganização na gestão dos dados é altíssima e coloca em risco a vida da empresa.
As melhores informações são aquelas que circulam as empresas em diversas áreas, com o interesse de se produzir o mais requintado e refinado produto ou serviço, tendo como inspiração das mais diversificadas experiências individuais e coletivas dos colaboradores.
Por isso mesmo é vital criar uma estrutura com foco voltado na distribuição e proteção dos dados vitais para o funcionamento da organização, mantendo um fluxo que permita a troca de ideias entre os colaboradores e que mantenha um sigilo quando os dados envolvidos são dos clientes, bem como dos próprios colaboradores.
No entanto é possível encontrar empresas que não compreendem a razão pela qual devem organizar todas as suas áreas, criar acervos históricos e tornar o acesso das informações básicas mais ágil e eficaz, contornando discussões que não levam a nada e só atrasam a aplicação de uma solução no momento adequado.
Além disso ainda existem oportunidades que deixam de ser aproveitadas, criam-se barreiras invisíveis que vão contra qualquer progresso, que inviabilizam a ampliação e manutenção do relacionamento com os clientes, gerando um desconforto desnecessário e completamente evitável.
Então as melhores organizações ficam com as fatias mais lucrativas do mercado, pois colocam em prática ações pensadas e estruturadas sobre informações precisas e atualizadas, ação que só pode ter como consequência a preferência dos clientes diante das inúmeras ofertas existentes.
Mas também podem ser afetados outros pontos, o mais importante é a maneira como os seus colaboradores enxergam a empresa, e então sobram motivos para que a saída seja efetuada o mais rapidamente possível quando não existe a menor chance de se fazer o que é certo.
Enquanto isso o outro lado coloca no mercado muito mais do que produtos e serviços, e as estratégias são delineadas com a participação direta do consumidor, pois as melhores empresas sabem que devem estar no lugar em que seus clientes se encontram.
Com esta cultura é possível sair da mesmice e diferenciar-se dos concorrentes, tendo laços mais profundos entre os colaboradores e com os clientes, sem gerar dúvidas na hora de uma escolha e deixando que as grandes oportunidades preencham o ambiente organizacional por completo.