13 de agosto de 2011

Desenvolvimentos, gerações e melhoria contínua como estratégia de diferenciação em Marketing

Tomar decisões são processos naturais dentro de qualquer organização, a diferença entre o êxito e o fracasso fica associada diretamente à qualidade das informações obtidas antes de se fazer uma escolha, tendo como impacto direto a estruturação de uma ação, seja para colocar uma nova prática em ação ou então gerar o desenvolvimento, fatores que implicam na integração das áreas e colocam as soluções em um contexto comum a todos.
Para muitas empresas o ato de decidir não inclui todas as áreas, como se as escolhas isoladas proporcionassem resultados melhores, o que na prática não é realidade, tendo em vista que todos acabam tendo que se adaptar ao que foi definido, pois uma ação influencia diretamente as demais e cria a necessidade de adaptação em um tempo recorde.
Com isso os concorrentes ficam mais satisfeitos, pois estão preparados para trabalhar em conjunto, como uma única empresa, e não como áreas que possuem uma conexão que não é usada.
Além disso é fundamental ter um time de colaboradores, algo infinitamente diferente de uma equipe, e que por incrível que pareça não é incentivado dentro das organizações, que preferem equipes e não a troca de informações e ideias.
Isto acontece porque as empresas não compreendem a diferença, e então voltam a cair em armadilhas criadas por elas próprias, cometendo repetições que passam a fazer parte de uma cultura onde não existem ciclos evolutivos, mas círculos fechados onde tudo acaba por percorrer o trajeto sem levar em conta uma simples mudança de direção.
Deste jeito as organizações acabam presas aos trilhos que não possuem bifurcações, onde a paisagem é sempre a mesma, e que na verdade são túneis onde não é possível enxergar a saída.
Mas para o bem dos clientes, e do mercado, existem empresas que buscam se diferenciar, que olham para dentro de suas instalações e questionam continuamente qual é a melhor forma de se agir, mesmo quando já aplicam na prática o que é reconhecidamente o supra sumo em efetividade, fruto da vanguarda em que se encontram quando comparadas com as outras organizações.
Então a melhoria contínua se apresenta de tal maneira que parar o desenvolvimento destas organizações é muito difícil, e só será impossível quando as gerações seguintes entenderem que tudo sempre pode ser melhorado, mantido por certo período da história e desenvolvido novamente, com a inserção de novas informações e até mesmo a leve mudança de rota que todas as empresas precisam para se manter no mercado por muitos anos.