10 de agosto de 2011

Aprendizado, compartilhamento de informações e geração de inovações com foco no desenvolvimento organizacional em Marketing

Empresas não devem se tornar reféns de uma única área, ou até mesmo de uma pessoa, pois precisam ter todas as suas áreas integradas e trabalhando em busca de um objetivo claro e comum, trazendo à luz todos os questionamentos possíveis e colocando as informações em locais acessíveis e que permitam que a organização funcione plenamente independentemente do que aconteça com um ou duas áreas, servindo de base para o desenvolvimento contínuo de todos, incluindo-se aqui o conhecimento que requer cuidados específicos.
Tomar decisões de maneira conjunta fortalece qualquer organização, deixando evidente a capacidade de análise de variáveis que uma única área não conseguirá visualizar por completo, pois sempre existe o foco que toma conta da forma como as informações são avaliadas e tratadas, o que não as torna menos importantes, mas sim menos eficazes no conjunto.
Outro ponto que determina o destino dentro de um mercado está ligado à capacidade de avaliação interna, que é de interesse de algumas organizações ao saberem que amanhã já não poderão ter o mesmo desempenho do hoje, e acabam por desenvolver suas práticas com o foco na elevação da qualidade.
Mesmo assim muitas empresas acabam caindo em armadilhas criadas por elas próprias, virando algozes de si por deixarem que o conhecimento fique preso em caixas invisíveis, não tendo viabilidade de compartilhamento ou de terem novas informações somadas, pois há uma suposição, transformada em crença, que torna aquele conhecimento o último a ser conquistado e que não pode evoluir.
De certa forma existem momentos em que o conhecimento pode não ser mais passível de novas informações, mas para que ele chegue neste estágio é preciso ter percorrido um longo trajeto, e até hoje isto não acontece, pois dia após dia é possível observar, e usar, uma única informação em inúmeras áreas do conhecimento, o que torna a fixação em congelar o conhecimento um atraso pleno sem precedentes.
Também existem mais situações que impactam diretamente no crescimento organizacional, que por sinal só existe quando um grupo, formado por todas as áreas e colaboradores, colocam-se à disposição da troca e ampliação de suas ideias, avaliando cada objeto por ângulos que sequer foram imaginados anteriormente, proporcionando assim a aplicação de uma visão de mercado que coloca a organização como participante e não escrava das regras internas.
Então cada dia é transformado em uma nova página, que já conta com diretrizes bem desenhadas e permite melhorar e ampliar o leque de opções, mesmo que a solução não seja aplicada neste exato instante.
Áreas que trabalham juntas proporcionam soluções melhores, que alcançam os desejos dos consumidores com maior precisão e abrem as portas organizacionais para a troca de conhecimentos, tanto do mercado para a empresa quanto de seus clientes e colaboradores.