6 de agosto de 2011

Aprendizado mútuo e excelência organizacional em Marketing

A maneira como as empresas lidam com os problemas torna possível delimitar aquelas que os tratam como oportunidades de aprendizado e aquelas que diariamente criam razões para culpar o outro ao invés de olhar para dentro de si e buscar uma solução efetiva, demonstrando desconhecimento e tornando a sua posição no mercado fruto das escolhas dos concorrentes.
Lidar com problemas é uma realidade para poucas empresas, que tratam de aproveitar ao máximo todas as oportunidades de aprendizado, que se interessam por criar soluções e não ficam presas às decisões tomadas pela concorrência.
Este interesse em melhorar continuamente é fruto da habilidade em gerenciar e aplicar cada novo conhecimento no local adequado, contando com a integração plena das áreas e direcionando o foco à construção de diretrizes que tornem o ambiente organizacional muito mais produtivo.
Além disso é preciso colocar em ação uma estratégia voltada à criatividade, dentro de limites que comportem os desejos dos consumidores e acabem por surpreendê-los de tal forma que passem a tomar para si a organização, adotando-a.
Então o compromisso interno acaba refletido em todas as ações, desde o contato com os clientes até o momento em que os próprios colaboradores compreendam que suas ações estão interligadas e que interferem diretamente em cada movimentação efetuada no mercado.
Mas também é necessário contar com uma cultura forte e assimilada pelos colaboradores antes mesmo deles fazerem parte da organização, evidenciando um processo de recrutamento muito bem afinado e que já identifica quais serão as melhores pessoas a fazer parte do quadro funcional, o que para alguns pode parecer surreal e inaceitável, mas que no final das contas é o que torna uma empresa coesa e integrada por inteiro.
Também fica claro que cada estratégia é desenhada de forma mais completa com o envolvimento de todas as áreas, pois cada uma delas contribui para a eliminação de arestas no planejamento, algo que reforça a distribuição do conhecimento e coloca em ação algo muito mais efetivo.
O alinhamento organizacional também permite que novas possibilidades sejam estudadas e idealizadas, gerando ações que transformem as informações em instrumentos de desenvolvimento, para que cada consumidor adquira seus produtos e serviços e consequentemente fique satisfeito.