9 de agosto de 2011

Desenvolvimento com as ações tomadas antes da concorrência e a diferenciação na relação com o conhecimento de mercado e estratégico em Marketing

Nem sempre é necessário passar por dificuldades para se tomar uma posição mais agressiva diante do avanço dos concorrentes, mas é muito comum encontrar empresas que preferem ficar encurraladas em um canto para então reagir, como se esta fosse a única, e última, opção, quando na verdade a busca de inovações antecipa a percepção organizacional e não deixa margem para os concorrentes ameaçarem a empresa, como forma de criar uma defesa ao se andar para a frente.
Agir é uma escolha que coloca as empresas competentes na frente de qualquer concorrente, ao avaliar adequadamente o cenário que se apresenta no mercado, levando em conta o que seu cliente deseja e torna seus colaboradores mais presentes no desenvolvimento de soluções que cheguem ao consumidor no momento ideal, além de fazer um uso mais preciso de qualquer dado coletado anteriormente e que neste momento é aplicado em uma ação.
Além disso é comum observar e constatar que a maioria das empresas prefere reagir, pois a ação é vista como um tiro no escuro, só que as organizações mais bem preparadas sempre se colocam na vanguarda do mercado e colhem os resultados que as deixam na história.
Por isso é muito importante contar com colaboradores que enxerguem além do agora, que mantenham um relacionamento com seus colegas e extrapolem as barreiras do conhecimento ao não se fecharem um mundo único e exclusivo de um assunto, colocando em xeque também a suposição de que todos devem agregar conhecimentos infinitos e que devem estar abertos a qualquer coisa.
Também é preciso sair da famosa caixa em que todos acabam presos quando suas percepções são delimitadas ao agora, passando de meros processadores para pensadores mais ativos, instruídos em um nível de conhecimento elevado dentro de suas respectivas áreas e com cultura suficiente para entenderem que tudo dentro de uma empresa está interligado e não pode ser separado, assim como todo o mercado pode ser colocado como um organismo onde as interações profundas surtem tanto efeito quando algo que levemente se aproxima de suas empresas.
Há também a preocupação com a distribuição de informações de maneira mais homogênea, o que não leva a tornar todos os colaboradores em cópias uns dos outros, mas em fazer o uso consciente de inúmeras percepções e conhecimentos em favor da construção de uma organização que vai além dos produtos e serviços, e que, não por acaso, viram referências em seus mercados.
Por isso, e também pela capacidade de se renovar e trazer ideias inovadoras constantemente, é que são poucas as empresas que ganham destaque global, já que o mercado não é mais composto de barreiras intransponíveis e que a comunicação com o cliente não tem mais uma hora definida a ser efetuada.
Indo mais profundamente é possível encontrar colaboradores com ideias tão bem desenvolvidas que o seu aproveitamento deve ser quase que imediato, levando-se o devido tempo para se estudar e analisar a proposta, a não ser que a empresa esteja acuada em um canto e queira desesperadamente fazer qualquer coisa para tentar se livrar da responsabilidade de não ter feito nada anteriormente.
Sair em busca de novas soluções não é uma ação que surge de repente dentro das empresas, mas é uma ação que denota o interesse em um crescimento estruturado e delineado pelo conhecimento ao longo dos anos, com a interação, e integração, constante com o mercado e todos os demais jogadores.